Experiência de monitoria no ensino de Psicologia da Aprendizagem

Autores

  • Felipe Maciel dos Santos Souza UFGD
  • Lucas Bilche Gomide Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v1i1.2184

Palavras-chave:

Monitoria acadêmica, Análise do Comportamento, Aprendizagem, Ensino

Resumo

A monitoria acadêmica é uma atividade que insere o estudante universitário nas práticas de ensino durante a graduação. A Universidade é voltada para o ensino, pesquisa e extensão, ressaltando que os futuros profissionais que estão sendo preparados para o mercado de trabalho também têm a experiência docente como opção de carreira. Objetivou-se relatar experiências de monitoria na disciplina Psicologia da Aprendizagem, oferecida como disciplina obrigatória em um Curso de graduação em Psicologia do interior do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. O recurso metodológico utilizado para a confecção deste trabalho foi o de revisão bibliográfica não sistematizada sobre as seguintes temáticas: a importância da prática da monitoria na formação acadêmica, a proposta da disciplina Psicologia da Aprendizagem, enfatizando a contribuição desta para a formação profissional e acadêmica, e a vivência do monitor. Observa-se que a monitoria é uma oportunidade ao graduando para experienciar as atividades acadêmicas por outro olhar, que ultrapassa a condição de aluno e também pode servir de processo mediador adicional entre o corpo discente e o corpo docente, sobretudo nas atividades práticas, a fim de facilitar a aprendizagem na disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-03-17

Como Citar

Souza, F. M. dos S., & Gomide, L. B. (2014). Experiência de monitoria no ensino de Psicologia da Aprendizagem. RealizAção, 1(1), 67–78. https://doi.org/10.30612/realizacao.v1i1.2184

Edição

Seção

Artigos