Experiência de monitoria no ensino de Psicologia da Aprendizagem
Palavras-chave:
Monitoria acadêmica, Análise do Comportamento, Aprendizagem, EnsinoResumo
A monitoria acadêmica é uma atividade que insere o estudante universitário nas práticas de ensino durante a graduação. A Universidade é voltada para o ensino, pesquisa e extensão, ressaltando que os futuros profissionais que estão sendo preparados para o mercado de trabalho também têm a experiência docente como opção de carreira. Objetivou-se relatar experiências de monitoria na disciplina Psicologia da Aprendizagem, oferecida como disciplina obrigatória em um Curso de graduação em Psicologia do interior do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. O recurso metodológico utilizado para a confecção deste trabalho foi o de revisão bibliográfica não sistematizada sobre as seguintes temáticas: a importância da prática da monitoria na formação acadêmica, a proposta da disciplina Psicologia da Aprendizagem, enfatizando a contribuição desta para a formação profissional e acadêmica, e a vivência do monitor. Observa-se que a monitoria é uma oportunidade ao graduando para experienciar as atividades acadêmicas por outro olhar, que ultrapassa a condição de aluno e também pode servir de processo mediador adicional entre o corpo discente e o corpo docente, sobretudo nas atividades práticas, a fim de facilitar a aprendizagem na disciplina.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei Federal n.º 5540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. 1968.
BRASIL. Lei Federal n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996.
CANDAU, V. M. F. A didática em questão. Petrópolis. Vozes, 1986.
CARVALHO NETO, M. B. Análise do comportamento: behaviorismo radical, análise experimental do comportamento e análise aplicada do comportamento. Interação em psicologia, v.6, n. 1, p. 13-18, 2002.
CATANIA, A. C. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre. Artmed, 1999.
HAAG, G. S.; KOLLING, V.; SILVA, E.; MELO, S. C. B.; PINHEIRO, M. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev. bras. Enferm., v. 61, n. 2, p. 215-220, 2008.
HÜBNER, M. M. C. O Skinner que poucos conhecem: contribuições do autor para um mundo melhor, com ênfase na relação professor-aluno. In: J. C. SANTOS, J. C.; RIBEIRO, M. J. X (org.). Contribuições da Análise do Comportamento à prática educacional. Santo André: ESETec, 2012. pp. 73-86.
NASCIMENTO, F. B., Barletta, J. B. O olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professor. 2011.
NOTÁRIO, E. G. Monitoria: um espaço de valorização docente e discente. Santos. Editora e Gráfica do Litoral: 2007.
NOTÁRIO, E. G., Santos, A. A. A. (2010). Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 355-364, 2010.
PEREIRA, M. E., MARINOTTI, M., LUNA, S. V. (2004). O compromisso do professor com a aprendizagem do aluno: contribuições da Análise do Comportamento. In: M. M. C. HÜBNER, M. MARINOTTI (org.). Análise do Comportamento para a educação: contribuições recentes. Santo André: ESETec, 2004. pp. 11-32.
REGRA, J. Aprender a estudar. In: M. M. C. HÜBNER, M. MARINOTTI (org.). Análise do Comportamento para a educação: contribuições recentes. Santo André: ESETec, 2004. pp. 225-242.
RODRIGUES, M. E. (2012) Behaviorismo radical, análise do comportamento e educação: o que precisa ser conhecido? In: J. C. SANTOS, J. C.; RIBEIRO, M. J. X (org.). Contribuições da Análise do Comportamento à prática educacional. Santo André: ESETec, 2012. pp. 37-72.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. (7a. ed.). Porto (Portugal): Afrontamento, 1987.
SKINNER, B. F. Operational analysis of psychological terms. Psychological Review, v. 52, n. 5, p.270-277/291-294, 1945.
SKINNER, B. F. Tecnologia do Ensino. São Paulo. EPU, 1972.
SOUZA, F. M. S. Por uma história da Análise do Comportamento no Mato Grosso do Sul. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 2011.
SOUZA, P. R. A. A importância da monitoria na formação de futuros professores universitários. 2009
TOURINHO, E. Z. Estudos conceituais na análise do comportamento. Temas em Psicologia da SBP, v. 7, n.3, p. 213-222, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Felipe Maciel dos Santos Souza, Lucas Bilche Gomide
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.