Informações de saúde para tratamento de doenças mentais e físicas, pós pandemia por Covid-19, através do aplicativo Healthy Club

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17008

Palavras-chave:

Software, Psicologia, Nutrição, Educação física

Resumo

O uso de tecnologias permite a inserção de ferramentas no tratamento pessoal e coletivo de cidadãos, o qual pode ser utilizado para a produção de aplicativos voltados para a área de saúde, impactando positivamente a sociedade. A inserção das tecnologias na comunidade possibilita a aquisição de conhecimentos, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Este artigo apresenta as atividades realizadas durante um projeto de extensão vinculado a Universidade Federal de Campina Grande que envolvem áreas de informática e saúde, através da análise do aplicativo com profissionais das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e  analistas de sistemas e consequente desenvolvimento do aplicativo para celular denominado “Healthy Club” utilizando a linguagem de programação em blocos Kodular, a criação de um perfil no Instagram e de um canal no Youtube para divulgação de informações e vídeos sobre tratamento psicossocial e físico para doenças adquiridas pós-pandemia por Covid-19.  As atividades envolveram ações educativas e sociais para o cotidiano dos pacientes atendidos em um hospital da rede pública, a fim de despertá-los para a importância da prevenção e do tratamento médico de doenças, que foram sendo incrementadas devido ao longo período de pandemia por Covid-19: ansiedade, depressão, gastrite, obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. Inicialmente, realizamos pesquisas na Internet acerca de aplicativos pré-existentes para tratamento de Covid-19 e verificamos as suas características, pontos positivos e negativos, e juntamente com os colaboradores - profissionais das áreas de saúde, definimos as novas funções necessárias para o “Healthy Club”.  O aplicativo então apresenta as seguintes funcionalidades: cadastro de pacientes, profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos), prescrições, exames e medicações, recomendações de alimentação saudável e tipos de exercícios físicos. O software armazena as indicações para cada paciente e emite um relatório de tudo que foi utilizado, para controle e acompanhamento. O projeto também promoveu auxílio à comunidade em geral, através de divulgação de informações sobre doenças, formas de prevenção, dicas de alimentação adequada e tipos de exercícios para auxiliar no tratamento da saúde física, paralelamente ao seu desenvolvimento psicológico e psicossocial, através de palestras no Colégio Estadual José Gonçalves de Queiroz, do canal do Youtube e do perfil no Instagram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecir Barbosa de Almeida Farias, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido - CDSA /Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção - UAEP

Professora de Informática

Referências

Adobe Creative Cloud® - Liberdade para criar. 2022. Disponível em: <https://www.adobe.com/br. Acessado em: 05 de abril, 2022.

BVS Saúde - Biblioteca Virtual em Saúde. Saúde mental e a pandemia de Covid-19. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-e-a-pandemia-de-covid-19/> Ministério da Saúde. Março, 2022. Acessado em: 05 de maio, 2022.

CANVA Design para todos. Disponível em: <http://www.canva.com> Acessado em: 02, março, 2021.

DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

KODULAR, Much more than a modern app creator without coding. 2012. Disponível em: https://www.kodular.io. Acesso em: 15 de maio, 2021.

HAJE, Lara. Cerca de R$ 290 milhões do gasto anual do SUS decorre de inatividade física. Câmera dos Deputados, Brasil. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/806112-cerca-de-r-290-milhoes-do-gasto-anual-do-sus-decorre-de-inatividade-fisica-diz-estudo-da-uff#:~:text=Estudo%20da%20Universidade%20Federal%20Fluminense,seriam%20decorrentes%20de%20inatividade%20f%C3%ADsica Acesso em: 15 set. 2021, Câmera dos Deputados. Acesso em: 08 de maio, 2022.

ORNELL, F., Schuch Jaqueline Bohrer, Sordi, Anne Orgler, Kessler e Paim, Felix Henrique. Pandemia de Medo e COVID-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Ahead of print 2020 - revista debates in psychiatry. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/arquivos/pandemia-de-medo-e-covid-19-impacto-na-saude-mental-e-possiveis-estrategias. Acessado em 11 de agosto, 2022.

OPAS – Organização PAN Americana de Saúde. Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em Organização Pan Americana de Saúde. Mar 2022. Acesso em: 02, maio 2022.

TRELLO. O Trello ajuda os times a agilizarem o trabalho. Disponível em: <https://trello.com/pt-BR > 2022. ATLASSIAN. Acesso em: 02 de maio, 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Farias, C. B. de A. (2023). Informações de saúde para tratamento de doenças mentais e físicas, pós pandemia por Covid-19, através do aplicativo Healthy Club. RealizAção, 10(19), 107–127. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17008

Edição

Seção

Artigos