Triagem interventiva e psicoterapia analítica funcional (FAP): relato de experiência em um serviço/clínica escola de psicologia

Autores

  • Graciane Barboza da Silva Universidade Paranaense (UNIPAR) https://orcid.org/0000-0002-9254-7964
  • Beatriz Fatima Rigo Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Gabriela Mayara Kuchinski Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Kely Maiara Varaschini Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Tereza José Luiz Zamberlan Universidade Paranaense (UNIPAR)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i12.9355

Palavras-chave:

Psicoterapia analítica funcional, Serviço/clínica-escola de Psicologia, Triagem Interventiva

Resumo

O artigo objetiva relatar a experiência do processo Triagem Interventiva com o enfoque da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), desenvolvido em um Serviço/Clínica-Escola de Psicologia. A Triagem Interventiva buscou acolher os usuários cadastrados em fila de espera do Centro de psicologia Aplicada. O processo teve duração quatro meses, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados o protocolo de triagem do Serviço/Clínica-Escola de Psicologia e o modelo de conceituação de caso FAP. Ao todo foram atendidos a vinte e cinco usuários, dezoito do gênero feminino e seis do gênero masculino, com faixa etária de 6 a 65 anos. Dentre as principais queixas identificadas ansiedade e ideação suicida, seguida por problemas relacionados a questões familiares. Quanto aos comportamentos clinicamente relevantes identificou-se como problema o mais frequente apresentado pelos clientes/participantes a dificuldades em acessar e descrever sentimentos, quando aos progressos foi possível identificar Diminuição da significativa a incidência de excesso de fala e o compartilhamento de assuntos íntimos. Diminuição de comportamentos que tinham por função esquivar-se de assuntos. Foram também identificados comportamentos problemas e alvo dos terapeutas salientando papel da supervisão para a identificação de pontos fortes e pontos. Sobre as sugestões de encaminhamentos e planos psicoterapêuticos, casos mais severos foram encaminhados a serviços especializados de atenção à saúde mental e psicoterapia individual, além de interversões em grupo de mulheres, habilidades sociais e parentais. A experiência permitiu identificar a viabilidade da realização da TI sob a perspectiva da FAP, além de contribuir nos aspectos formativos dos acadêmicos do curso de psicologia.

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Biografia do Autor

Graciane Barboza da Silva, Universidade Paranaense (UNIPAR)

Universidade Paranaense (UNIPAR)

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Silva, G. B. da, Rigo, B. F., Kuchinski, G. M., Varaschini, K. M., & Zamberlan, T. J. L. (2019). Triagem interventiva e psicoterapia analítica funcional (FAP): relato de experiência em um serviço/clínica escola de psicologia. RealizAção, 6(12), 80–94. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i12.9355

Edição

Seção

Artigos