Debatendo o Sistema Unico de Saúde (SUS) no espaço escoalr durante a Pandemia do SARS-COV-2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16897

Palavras-chave:

Adolescentes, Saúde Coletiva, Promoção à Saúde., COVID-19

Resumo

A atividade de extensão é uma atribuição da universidade de atender demandas da comunidade externa pelo desenvolvimento de ações sociais, propiciando benefícios a ambos os grupos. Por isso, em 2020, criou-se o projeto de extensão “Debatendo o SUS no Espaço Escolar” por discentes e docentes do curso de Medicina, para inserir, em duas escolas municipais da cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, atividades reflexivas e informativas a estudantes do ensino médio acerca dos objetivos e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos direitos dos usuários. No entanto, em março de 2020, foi declarado estado de pandemia devido à infecção por Sars-Cov-2, com recomendação dos órgãos de saúde de distanciamento social e que todas as atividades não essenciais migrassem para modalidade remota. Assim, este estudo descritivo tem como objetivo relatar a vivência de discentes acerca de oficinas realizadas sobre o SUS com adolescentes de duas escolas públicas. Foram executadas diferentes dinâmicas e ferramentas audiovisuais que possibilitaram a participação ativa dos alunos na construção de ideias sobre o SUS. Conclui-se que foi possível construir ativamente conhecimentos com os jovens participantes das dinâmicas acerca do SUS e seus princípios, além dos deveres sociais da população enquanto usuários do sistema. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luane do Prado Porta, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

ACADÊMICA DO CURSO DE MEDICINA. MEMBRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GESTÃO EM SAÚDE COLETIVA GEPGESC- UNIPAMPA.

Lucieli Dutra Jaques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

ACADÊMICA DO CURSO DE MEDICINA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - CAMPUS URUGUAIANA.

Sandra Beatris Diniz Ebling, UNIPAMPA - URUGUAIANA

Doutora em Enfermagem -FURG Docente Curso de Medicina - Universidade Federal do Pampa  Campus Uruguaiana - BR 472 Km 592 CEP 97514-899 Uruguaiana - RS

Alita Rodrigues Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

ACADÊMICA DO CURSO DE MEDICINA. MEMBRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GESTÃO NA SAÚDE COLETIVA - GEPGESC.

Bruna Duarte Moscarelli, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

ACADÊMICA DO CURSO DE MEDICINA.   MEMBRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GESTÃO EM SAÚDE COLETIVA GEPGESC - UNIPAMPA.

Isadora Valmorbida Ribas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

ACADÊMICA DO CURSO DE MEDICINA. MEMBRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GESTÃO NA SAÚDE COLETIVA GEPGESC - UNIPAMPA. 

Lucas Henrique de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

ACADÊMICO DO CURSO DE MEDICINA. MEMBRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GESTÃO NA SAÚDE COLETIVA GEPGESC - UNIPAMPA.

Vanessa Alvez Mora da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

DOCENTE DO CURSO DE MEDICINA. MEMBRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GESTÃO EM SAÚDE GEPGESC - UNIPAMPA. 

Referências

REFERÊNCIAS

BISCARDE, D. G. dos S.; PEREIRA-SANTOS, M.; SILVA, L. B. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, [S. l.] , v.18, n.48, p. 177-186, 2014. ISSN 1807-5762.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, set. 1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. 3 ed. Brasília: 2011.

BRASIL. Unesco. PAINEL TIC COVID-19. Atividades na Internet, cultura e comércio eletrônico. 1 ed. 2020.

BUENO, R. K. et. al. Informações sobre a Covid-19 na palma da mão. Revista da Extensão, Porto Alegre, n. 22, p. 150-153, ago. 2021. ISSN 2238-0167

MEDEIROS, M. M. A Extensão Universitária no Brasil - Um Percurso Histórico. Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, [S. l.], v. 01, n. 01, p. 09-16, jan.-jun. 2017. ISSN: 2526-9461.

MÉLO, C. B. et al. University extension in Brazil and its challenges during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e1210312991, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.12991.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F . Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2016. 96p. ISBN 978-85-326-1145-1.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 12 jan. 2023.

NUNES, R. K. S. et al. Desafios e Adaptações da Extensão Universitária em Tempos de Pandemia: um relato de experiência. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 211–223, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2021v7n1ID23003.

REMI, C. et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.29, n.111, p. 399-419, abr.-jun. 2021.

SANTANA, R. R. et al. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e98702, 2021.

SENNE, F. Internet na pandemia COVID-19: dinâmicas de digitalização e efeitos das desigualdades. Panorama Setorial da Internet, [S. l.], v. 13, n. 2, Junho, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/6/20210805093039/psi_ano13_n2_internet_para_todas_as_pessoas.pdf.

PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1 ed, pág 62-65, 1995. ISBN 8527703564.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

TABILE, Ariete Fröhlich e JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso ; .Rev. Psicopedagogia 2017; 34(103): 75-86.

JEZINE Edineide. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Porta, L. do P., Jaques, L. D., Ebling, S. B. D., Borges, A. R., Moscarelli, B. D., Ribas, I. . V., … Silva, V. A. M. da. (2023). Debatendo o Sistema Unico de Saúde (SUS) no espaço escoalr durante a Pandemia do SARS-COV-2. RealizAção, 10(19), 128–141. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16897

Edição

Seção

Artigos