Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Instagram
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 16 (2020)
v. 9 n. 16 (2020)
Publicado:
2020-12-18
Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social
A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos
Pedro Rauber
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13089
Formação inicial e continuada: o papel do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFGD
Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Sandra Regina Oliveira de Souza, Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Aldrin Cleyde Cunha, Adailton José Alves da Cruz
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13092
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
Cairê Moreno Tovani, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Oliveira, Ilma Regina Castro Saramago de Souza
1-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13093
Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins
Cintia Medeiros Robles Aguiar, Loren Katiuscia Paiva da Silva, Roselaine Alves Olmo, Cristian Lopez Gomes
1-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094
Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
Cintia Miranda dos Santos, Marcos Roberto Morali Marin, Braz Pinto Junior
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13102
O trabalho docente e o licenciado em computação
Claudia Regina Tinós Peviani, Maria Cristina Lima Paniago
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103
A Revista Bem-Te-Vi e a educação para os indígenas na reserva de Dourados/MT na primeira metade do século XX
Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13104
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
Elis Regina dos Santos Viegas, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Claudia Marinho Carneiro Noda
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13105
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
Maira Cristiane Benites, Karolinne dos Santos Silva, Cidnei Amaral de Mello
1-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13106
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
Daiana da Rocha Reis
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
Etiene Paula da Silva Diniz, Aline Maira da Silva
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13108
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Izabella Alvarenga Silva, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, Raul Aragão Martins
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13109
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
Jaqueline Areco de Queiroz, Giana Amaral Yamin, Juliane Ferreira Vieira
1-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110
A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores
Maicon Luiz Mommad
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13118
O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
Marília Cláudia Favreto Sinãni, Kimberly Weiss Calves, Paulo Cesar Duarte Paes
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119
“Não seja burro”: variação linguística, letramento e representações sobre a língua portuguesa
Marina Oliveira Barboza
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13120
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
Mary Ane de Souza, Bruna Maria Souza
1-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13121
A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?
Ohrany Ramos Arruda, Edelir Salomão Garcia
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13126
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
Ronaldo Conceição Silva, Shirley Takeco Gobara
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13127
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
Sérgio Luiz Carlos dos Santos, Jacqueline da Silva Nunes
1-14
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13128
Dança e criatividade pela subjetividade
Marcos Antônio Paz da Silveira
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13129
A relação entre educação e pobreza nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2004-2019)
Bárbara Amaral Martins, Fabiano Quadros Rückert
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13130
Artigos Fluxo Contínuo
Viva e morra sem sentido. Testemunhos de jovens em contextos de marginalidade urbana
Dario Hernán Arevalos
1-15
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12540
O processo de institucionalização do curso Letras/Língua Portuguesa/Libras na EaD/UFGD
Tania Jucilene Vieira Vilela, Karla Alexandra Benites Florenciano
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10124
O teatro da vida cotidiana
Mitsi Pinheiro de Lacerda, Ludymila Aguiar Gemino, Lara Silva Leal
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10098
A percepção de professores da rede estadual sobre a avaliação da aprendizagem
Jacimara Aparecida Mendes, Fabio Perboni
1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035
Incidência de sobrepeso e obesidade nas turmas do 6° ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede pública estadual em Ponta Grossa – Paraná
Lilian Fátima Machado dos Santos, Diego Petyk de Sousa, Erica Fernanda de Paula
1-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.11985
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
Regerson Franklin Santos, Eduardo Francisco de Oliveira
1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10057
O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
Anderson Fabrício Souza Silva, Juliana Pereira da Silva, Kleverton Krinski, Luciana da Silva Lirani, Hassan Mohamed Elsangedy, Rodrigo Dias, Guanis de Barros Vilela Junior, Fabricio Cieslak
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12035
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
Ana Lídia Pareja Sonni, Adriana Valadão, Alex Basílio da Silva
1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12198
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
Maria Adriana Rodrigues, Luís Antonio Martins, Stela Soares
1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10151
Autonomia curricular do professor nos subsistemas de ensino geral e técnico-profissional em Angola: uma análise crítica
Antônio Luis Julião
1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10977
Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
Josenildo de Jesus, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Marcos Vinicius Francisco
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973
Animações virtuais sobre a replicação do DNA e a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia
Nicki Rosberg Ferreira Maia
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489
Resenhas
Resenha - A medicalização como mecanismo de controle e exclusão escolar
Renata Miranda de Freitas Varão, Kairon Pereira de Araujo Sousa
1-4
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10576
Resumos de pesquisas (monografias, dissertações e teses)
Resumo de Dissertação - Atuação do psicólogo na educação especial em contexto escolar público
José Tadeu Acuna
1-2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10816
Relatos de Experiência
Contribuições das observações de campo do estágio curricular supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
Gabriel Ferraz
1-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10842
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
Gilbert de Oliveira Santos
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10654
Relato de experiência durante estágio supervisionado de observação no ensino fundamental e médio
Arielly Alves Pereira
1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10854
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
Yasmin Borges Diniz
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10859
A epistemologia do conhecimento: relato de experiência no mestrado em contabilidade
Alex Sandro Rodrigues Martins, Alexandre Costa Quintana
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922
A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESC
Roselaine Ripa
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Artigos mais lidos
Um ensaio sociológico a respeito do filme "escritores da liberdade"
2427
A pesquisa qualitativa em educação
1279
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
1070
A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área
1031
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
864
Revista preservada em: