Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13102Palavras-chave:
Viola Spolin. Peter Slade. Educação infantil.Resumo
O contexto lúdico que envolve a educação em artes, principalmente na linguagem teatral, trás para a criança a possibilidade de vislumbrar e vivenciar descobertas sociais e culturais híbridas, promovendo a troca de experiências e o respeito. Assim, o objetivo dessa pesquisa teórica é relatar a criação dos jogos teatrais e dos jogos dramáticos, além de discutir como estes podem ser utilizados em sala de aula para promover o ensino das metodologias de teatro, integrado com outras linguagens da Arte, a fim de experimentar e expandir diferentes possibilidades para o ensino/aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Para isto foi realizada uma pesquisa teórica em livros, dissertações e artigos científicos que trazem informações sobre a metodologia de Viola Spolin, Peter Slade e sobre o ensino de teatro. Como resultados conseguimos desenvolver um panorama histórico da criação dos jogos teatrais e jogos dramáticos, além de elucidarmos a sua utilização na educação infantil. A partir disso, verificamos a importância da educação integrada e participativa dos alunos, que gera oportunidades para a criança experienciar situações que possibilitam a construção de diferentes conhecimentos e de desenvolver várias habilidades, como expressão verbal, gestual, corporal, criatividade, intuição, espontaneidade e interação social.
Downloads
Referências
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. 116 p.
CABRAL, BEATRIZ ANGELA VIEIRA. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec/Mandacaru, 2006.
CAMARGO, ROBSON CORREA DE. Neva Leona Boyd e Viola Spolin - jogos teatrais e seus paradigmas. In: Sala Preta (USP), v. 2, São Paulo, 2002.
COURTNEY, RICHARD. Jogo, teatro e pensamento: As bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 1980.
DESGRANGES, FLAVIO. A pedagogia do teatro:provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.
DESGRANGES, FLÁVIO. O jogo dramático e a construção do discurso. In:______. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.
DESIDERIO, ADRIANA MARIA de OLIVEIRA. A importância e as contribuições da arte na interdisciplinaridade. In: Desafios para a docência em arte: teoria e prática. São Paulo: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013. 110 p.
DIAS, PAULA. Jacob Levy Moreno (1889 – 1974). Knoow.net Enciclopédia temática. Jun. 2015. Disponível em: http://knoow.net/ciencsociaishuman/psicologia/jacob-levy-moreno/. Acesso em: 09 jun. 2019.
JAPIASSU, RICARDO OTTONI VAZ. Metodologia do ensino de teatro. São Paulo: Papirus, 2001.
JAPIASSU, RICARDO OTTONI VAZ. Piaget-Slade X Elkonin-Vigotskii – Órbitas narrativas em rota de colisão: Faz de conta. Ação ativista do Observatório do desenvolvimento cultural vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade, Desenvolvimento Cultural, Educação Continuada e à Distância/GEPADEad. Vera Cruz - Bahia, 14 nov. 2011. Disponível em: http://observecult.blogspot.com/2011/11/piaget-slade-x-elkonin-vigotskii.html. Acesso em: 10 jun. 2019.
LLOYD, KIMBERLY. Benefits of Art Education: A Review of the Literature. Scholarship and Engagement in Education. v. 1. 2017.
PIAGET, JEAN. A formação do símbolo na criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1975.
SLADE, PETER. O jogo dramático infantil. Tradução de Tatiana Belinky. Direção de edição Fanny Abramovich. São Paulo: Summus. v.2. 1978.
SPOLIN, VIOLA. Improvisação para o teatro. Tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SPOLIN, VIOLA. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. Tradução Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2014.
YODA, MANAMI. Henry Caldwell Cook's "Play Way" in Language Education. Human and Environmental Studies, v.19, p.79- 92, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).