Formação inicial e continuada: o papel do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13092Palavras-chave:
Formação docente. Interdisciplinaridade. PIBID. LIFE.Resumo
Atualmente a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) conta com um espaço “comum” de formação docente, denominado Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UFGD), que vem atuando deste 2015 na formação inicial e desempenha também um papel importante na formação continuada para os professores da Rede Básica de Ensino. O presente artigo tem como objetivo divulgar este espaço de formação e apresentar algumas das atividades que vêm sendo realizadas a partir das formações com bolsistas e professores parceiros do projeto. O desenvolvimento das atividades formativas, dá-se por discussões de metodologias de ensino interdisciplinar, fundamentadas nas pesquisas de Ivani Fazenda, Edgar Morin, Gaudêncio Frigotto e outros estudiosos que contribuem para as discussões do ensino interdisciplinar. As ações interdisciplinares realizadas nas escolas são planejadas de acordo com os Planos Pedagógicos das escolas parceiras do LIFE/UFGD, possibilitando sua inserção no contexto escolar da rede pública. Espera-se que o LIFE/UFGD possa continuar contribuindo para uma formação diferenciada e com qualidade, ampliando suas ações à medida que novas demandas das escolas e possivelmente da própria UFGD sejam solicitadas a este espaço de formação.
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