Animações virtuais sobre a replicação do DNA e a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia

Autores

  • Nicki Rosberg Ferreira Maia Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489

Palavras-chave:

Animações Virtuais. Aprendizagem Significativa. Ensino de Biologia. TCAM.

Resumo

A proposta deste estudo consiste em analisar animações virtuais relacionados à temática "replicação do DNA" baseado em alguns princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Mayer (2005). Para a avaliação, foram selecionadas algumas animações de acesso livre, que apresentassem uma boa qualidade técnica e a demanda em visualizações na plataforma do Youtube. Nessa pesquisa demonstrou-se que as animações relacionadas ao tema replicação do DNA não levarem em consideração os princípios da TCAM, o que consequentemente pode ocasionar uma sobrecarga cognitiva e gerar uma ineficiência no processo de ensino aprendizagem. Existe, no entanto, a necessidade de se discutir que materiais instrucionais ou objetos de aprendizagens como as animações virtuais sobre a replicação do DNA, antes de serem utilizadas em sala de aula pelos professores passem pelo tratamento metodológico e que se fundamentem em critérios de avaliações pedagógicas da TCAM tanto em sua produção como em sua aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicki Rosberg Ferreira Maia, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Ensino de Ciências

Referências

ALMEIDA, R. A.; CHAVES, A. C. L.; COUTINHO, F. A.; JÚNIOR, C. F. A. Avaliação de objetos de aprendizagem sobre o sistema digestório com base nos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. Ciência & Educação. Bauru, v. 20,n.4, p.1003‐1017, 2014.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos, 4. ed. Editora: Cortez. São Paulo, 2011.

HECKLER, V.; SARAIVA, M. F. O.; FILHO, K. S. O. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 29(2). 2007. pp: 267-273.

KOZINETS, R. V. The Field Behind the Screen: UsingNetnography for Marketing Research in OnlineCommunities. 2002. Acesso em 04/10/2019. Disponível em: http://www.marketingpower.com/content18255.php

LOWE, R. K. Animation and learning: value for money? Em: ATKINSON, R.; McBEATH, C.; JONAS-DWYER, D.; PHILLIPS, R. (Editores). Beyond the comfort zone: Proceedings of the 21st ASCILITE Conference. Perth. 2004. pp. 558-561.

MAGARÃO, J. F. L.; STRUCHINER, M.; GIANNELLA, T. Potencialidades pedagógicas dos audiovisuais para o ensino de ciências: uma análise dos recursos disponíveis no portal do professor. II Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Niterói/RJ, 2012.

MAYER, R. et al. The Cambridge handbook of multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2005.

MAYER, R. Multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2001.

MENDES, M. A. A. Produção e utilização de animações e vídeos no ensino de biologia celular para a 1ª série do ensino médio. 2011

Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da

SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

O’DAY, D. H. The Value of Animations in Biology Teaching: A Study of Long-Term Memory Retention. CBE – Life Sciences Education. v. 6. 2007. pp: 217–223

PAIVIO, A. Mental representations: a dual coding approach. Oxford: Oxford University Press, 1986.

PELIZZARI A.; KRIEGL, M. L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L.; DOROCINSKI, S. I. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev PEC (Curitiba).2002

POZO, J. I; Crespo, M.A.G. A aprendizagem e o ensino, Ed. 5 Artmed: Porto Alegre,2009.

REZENDE, F.; COLA, C. S. D. Hipermídia na educação: flexibilidade cognitiva, interdisciplinaridade e complexidade. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 6, n. 2, p. 1-11, 2004.

SERENELLI, F. Aprendizagem multimídia e conteúdos interativos: uma experiência de pesquisa experimental em Mídia-Educação em escolas de Montevideo. In: Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, n. 17, p. 177-132, 2015.

SWELLER, J. Implications of cognitive load theory for multimedia learning. In: MAYER, R. E. Cambridge handbook of multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2005. p. 19-30

Thompson PW. Constructivism, cybernetics and information processing: implications for technologiesof research on learning. In: Steffe LP, Gale J, editors. Constructivism in education. UK: Lawrence Erlbaum Associate Publishers; 1995.

STITH, B. J. Use of animation in teaching cell biology. Cell Biology Education. v.3. 2004. pp: 181-188. Upson-Taboas; Montoya R., O'Loughlin V.D.; Impact of cardiovascular embryology animations on short-term learning. Adv Physiol Educ. 2019 Mar 1;43(1):55-65.

XAVIER, A. R.; OLIMPIO, D. M.; ALMEIDA, S. M. N.; MARTINS, E. S. Uso de objetos educacionais no ensino de ciências biológicas: alternativa metodológica para o ensino médio. Interdisciplinary Scientific Journal v.4, n.4, p. 16-36, Oct-Dec, 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Maia, N. R. F. (2020). Animações virtuais sobre a replicação do DNA e a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–17. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo