A relação entre educação e pobreza nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2004-2019)
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13130Palavras-chave:
Educação. Pobreza. Revista Brasileira de Educação.Resumo
O presente trabalho aborda a relação entre educação e pobreza (REP) a partir de artigos publicados na Revista Brasileira de Educação no período entre 2004 e 2019. O objetivo consiste em analisar as interpretações construídas pelas pesquisas acadêmicas a respeito das vinculações entre pobreza e educação. Para atingir este objetivo, consultamos os sumários de todas as edições que se enquadram no marco cronológico fixado, identificamos um conjunto de artigos que tratam da REP nas suas diferentes manifestações, e, posteriormente, realizamos uma análise de conteúdo do respectivo conjunto. Os resultados indicam que a REP é analisada por diferentes enfoques e interpretada a partir de múltiplas perspectivas (histórica, política e cientométrica) e ressaltam a complexidade da relação entre educação e pobreza.
Downloads
Referências
BARRIENTOS, A.; DEBOWICZ, D.; WOOLARD, I. Heterogeneity in Bolsa Família outcomes. The Quarterly Review of Economics and Finance, v. 62, p. 33-40, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 ago. 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. Brasília: INEP, 2018.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, p. 11-37, jan./abr. 2012, p. 11-37.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Instrução e assistência na capitania de Minas Gerais: das ações das câmaras às escolas para meninos pobres (1750-1814). Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 535-597, set./dez. 2008.
GEREMEK, Bronislaw. La piedad y la horca. Historia de la miseria y de la caridad en Europa. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares de; JINZENJI, Mônica Yumi. Escolarizar para moralizar: discursos sobre a educabilidade da criança pobre (1820-1850). Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 114-132, set./dez. 2006.
JINZENJI, M. Y. A escolarização da infância pobre nos discursos educacionais em circulação em Minas Gerais (1825-1846). Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2002.
KLEIN, Carin. Educação de mulheres-mães pobres para uma “infância melhor”. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 647-660, set./dez. 2012.
LAPA, José Roberto do Amaral. Os excluídos. Contribuição à História da Pobreza no Brasil (1850-1930). São Paulo: EDUSP/Campinas: Editora Unicamp, 2008.
MORELL, Antonio. La legitimación social de la pobreza. Barcelona: Anthropos Editorial, 2002.
PARADA, Miguel. Educacion y pobreza: una relacion conflictiva. In: ZICCARDI, Alicia (comp.). Pobreza, desigualdad social y ciudadanía. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p. 65-81.
PIRES, André; ROMÃO, Paulo Cesar Ricci; VAROLLO, Victor Marques. O Programa Bolsa Família e o acesso e permanência no ensino superior pelo Programa Universidade para Todos: a importância do “eu me viro”. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. 1-26, 2019.
RINZINNI, Irma; GONDRA, José Gonçalves. Higiene, tipologia da infância e institucionalização da criança pobre no Brasil (1875-1899). Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 58, p. 561-584, jul./set. 2014.
ROCHA, Sonia. Pobreza no Brasil. Afinal, de que se trata? 3ª edição. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
SOUZA, E. A. M. História da Educação no Brasil: o elitismo e a exclusão no ensino. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, v. 12, n. 23, jul./dez. 2018.
VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 502-516, set./dez. 2008.
YANNOULAS, Silva Cristina (Org.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação Multideterminada. Brasília: Líber Libros, 2013.
YANNOULAS, Silva Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: limiares de um campo em (re)definição. Revista Brasileira de Educação, v. 17 n. 50, p. 239-351 mai./ago. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).