Vol. 9 No. 16 (2020)

Published: 2020-12-18

Dossier - What can Education in the current context? Financing, Planning and Social Quality

  • A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos

    Pedro Rauber
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13089
  • Formação inicial e continuada: o papel do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFGD

    Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Sandra Regina Oliveira de Souza, Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Aldrin Cleyde Cunha, Adailton José Alves da Cruz
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13092
  • Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil

    Cairê Moreno Tovani, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Oliveira, Ilma Regina Castro Saramago de Souza
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13093
  • Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins

    Cintia Medeiros Robles Aguiar, Loren Katiuscia Paiva da Silva, Roselaine Alves Olmo, Cristian Lopez Gomes
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094
  • Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos

    Cintia Miranda dos Santos, Marcos Roberto Morali Marin, Braz Pinto Junior
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13102
  • O trabalho docente e o licenciado em computação

    Claudia Regina Tinós Peviani, Maria Cristina Lima Paniago
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103
  • Bem-Te-Vi magazine and education for indigenous people in the Dourados / MT reserve in the first half of the XX century

    Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13104
  • Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações

    Elis Regina dos Santos Viegas, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Claudia Marinho Carneiro Noda
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13105
  • A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização

    Maira Cristiane Benites, Karolinne dos Santos Silva, Cidnei Amaral de Mello
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13106
  • Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental

    Daiana da Rocha Reis
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107
  • Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais

    Etiene Paula da Silva Diniz, Aline Maira da Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13108
  • Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental

    Izabella Alvarenga Silva, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, Raul Aragão Martins
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13109
  • Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido

    Jaqueline Areco de Queiroz, Giana Amaral Yamin, Juliane Ferreira Vieira
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110
  • A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores

    Maicon Luiz Mommad
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13118
  • O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira

    Marília Cláudia Favreto Sinãni, Kimberly Weiss Calves, Paulo Cesar Duarte Paes
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119
  • “Não seja burro”: variação linguística, letramento e representações sobre a língua portuguesa

    Marina Oliveira Barboza
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13120
  • O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico

    Mary Ane de Souza, Bruna Maria Souza
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13121
  • A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?

    Ohrany Ramos Arruda, Edelir Salomão Garcia
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13126
  • “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000

    Ronaldo Conceição Silva, Shirley Takeco Gobara
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13127
  • Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar

    Sérgio Luiz Carlos dos Santos, Jacqueline da Silva Nunes
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13128
  • Dança e criatividade pela subjetividade

    Marcos Antônio Paz da Silveira
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13129
  • A relação entre educação e pobreza nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2004-2019)

    Bárbara Amaral Martins, Fabiano Quadros Rückert
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13130

Artigos Fluxo Contínuo

  • Vivir y morir sin sentido. Testimonios juveniles en contextos de marginalidad urbana

    Dario Hernán Arevalos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12540
  • O processo de institucionalização do curso Letras/Língua Portuguesa/Libras na EaD/UFGD

    Tania Jucilene Vieira Vilela, Karla Alexandra Benites Florenciano
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10124
  • The theatre of everyday life

    Mitsi Pinheiro de Lacerda, Ludymila Aguiar Gemino, Lara Silva Leal
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10098
  • The perception of teachers from the state’s educational system about the assessment of learning

    Jacimara Aparecida Mendes, Fabio Perboni
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035
  • Incidence of overweight and obesity in the 6th year classes of elementary school at a state public network college in Ponta Grossa - Paraná

    Lilian Fátima Machado dos Santos, Diego Petyk de Sousa, Erica Fernanda de Paula
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.11985
  • Relationship between mathematics, geography, and physical education: proposal for an inclusive and integrative education

    Regerson Franklin Santos, Eduardo Francisco de Oliveira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10057
  • The behavior of high school students in physical education classes: SOFIT analysis

    Anderson Fabrício Souza Silva, Juliana Pereira da Silva, Kleverton Krinski, Luciana da Silva Lirani, Hassan Mohamed Elsangedy, Rodrigo Dias, Guanis de Barros Vilela Junior, Fabricio Cieslak
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12035
  • Accessibility and pedagogical support in physical education classes: a study in state schools in Dourados – MS

    Ana Lídia Pareja Sonni, Adriana Valadão, Alex Basílio da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12198
  • School garden: a pedagogical and interdisciplinary proposal experienced in a municipal indigenous school, Dourados – MS

    Maria Adriana Rodrigues, Luís Antonio Martins, Stela Soares
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10151
  • Teacher's curricular autonomy in general and technical-professional education subsystems in Angola: a critical analysis

    Antônio Luis Julião
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10977
  • Educational policies for continuing training of school directors in the municipality of Regente Feijó-SP

    Josenildo de Jesus, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Marcos Vinicius Francisco
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973
  • Virtual animations on DNA replication and Cognitive Theory of Multimedia Learning

    Nicki Rosberg Ferreira Maia
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489

Resenhas

  • Resenha - A medicalização como mecanismo de controle e exclusão escolar

    Renata Miranda de Freitas Varão, Kairon Pereira de Araujo Sousa
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10576

Resumos de pesquisas (monografias, dissertações e teses)

Relatos de Experiência