Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Announcements
Instagram
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UFGD
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 9 No. 16 (2020)
Vol. 9 No. 16 (2020)
Published:
2020-12-18
Dossier - What can Education in the current context? Financing, Planning and Social Quality
A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos
Pedro Rauber
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13089
Formação inicial e continuada: o papel do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFGD
Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Sandra Regina Oliveira de Souza, Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Aldrin Cleyde Cunha, Adailton José Alves da Cruz
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13092
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
Cairê Moreno Tovani, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Oliveira, Ilma Regina Castro Saramago de Souza
1-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13093
Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins
Cintia Medeiros Robles Aguiar, Loren Katiuscia Paiva da Silva, Roselaine Alves Olmo, Cristian Lopez Gomes
1-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094
Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
Cintia Miranda dos Santos, Marcos Roberto Morali Marin, Braz Pinto Junior
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13102
O trabalho docente e o licenciado em computação
Claudia Regina Tinós Peviani, Maria Cristina Lima Paniago
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103
Bem-Te-Vi magazine and education for indigenous people in the Dourados / MT reserve in the first half of the XX century
Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13104
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
Elis Regina dos Santos Viegas, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Claudia Marinho Carneiro Noda
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13105
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
Maira Cristiane Benites, Karolinne dos Santos Silva, Cidnei Amaral de Mello
1-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13106
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
Daiana da Rocha Reis
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
Etiene Paula da Silva Diniz, Aline Maira da Silva
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13108
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Izabella Alvarenga Silva, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, Raul Aragão Martins
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13109
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
Jaqueline Areco de Queiroz, Giana Amaral Yamin, Juliane Ferreira Vieira
1-12
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110
A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores
Maicon Luiz Mommad
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13118
O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
Marília Cláudia Favreto Sinãni, Kimberly Weiss Calves, Paulo Cesar Duarte Paes
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119
“Não seja burro”: variação linguística, letramento e representações sobre a língua portuguesa
Marina Oliveira Barboza
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13120
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
Mary Ane de Souza, Bruna Maria Souza
1-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13121
A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?
Ohrany Ramos Arruda, Edelir Salomão Garcia
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13126
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
Ronaldo Conceição Silva, Shirley Takeco Gobara
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13127
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
Sérgio Luiz Carlos dos Santos, Jacqueline da Silva Nunes
1-14
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13128
Dança e criatividade pela subjetividade
Marcos Antônio Paz da Silveira
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13129
A relação entre educação e pobreza nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2004-2019)
Bárbara Amaral Martins, Fabiano Quadros Rückert
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13130
Artigos Fluxo Contínuo
Vivir y morir sin sentido. Testimonios juveniles en contextos de marginalidad urbana
Dario Hernán Arevalos
1-15
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12540
O processo de institucionalização do curso Letras/Língua Portuguesa/Libras na EaD/UFGD
Tania Jucilene Vieira Vilela, Karla Alexandra Benites Florenciano
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10124
The theatre of everyday life
Mitsi Pinheiro de Lacerda, Ludymila Aguiar Gemino, Lara Silva Leal
1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10098
The perception of teachers from the state’s educational system about the assessment of learning
Jacimara Aparecida Mendes, Fabio Perboni
1-16
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035
Incidence of overweight and obesity in the 6th year classes of elementary school at a state public network college in Ponta Grossa - Paraná
Lilian Fátima Machado dos Santos, Diego Petyk de Sousa, Erica Fernanda de Paula
1-14
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.11985
Relationship between mathematics, geography, and physical education: proposal for an inclusive and integrative education
Regerson Franklin Santos, Eduardo Francisco de Oliveira
1-24
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10057
The behavior of high school students in physical education classes: SOFIT analysis
Anderson Fabrício Souza Silva, Juliana Pereira da Silva, Kleverton Krinski, Luciana da Silva Lirani, Hassan Mohamed Elsangedy, Rodrigo Dias, Guanis de Barros Vilela Junior, Fabricio Cieslak
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12035
Accessibility and pedagogical support in physical education classes: a study in state schools in Dourados – MS
Ana Lídia Pareja Sonni, Adriana Valadão, Alex Basílio da Silva
1-20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12198
School garden: a pedagogical and interdisciplinary proposal experienced in a municipal indigenous school, Dourados – MS
Maria Adriana Rodrigues, Luís Antonio Martins, Stela Soares
1-21
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10151
Teacher's curricular autonomy in general and technical-professional education subsystems in Angola: a critical analysis
Antônio Luis Julião
1-23
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10977
Educational policies for continuing training of school directors in the municipality of Regente Feijó-SP
Josenildo de Jesus, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Marcos Vinicius Francisco
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973
Virtual animations on DNA replication and Cognitive Theory of Multimedia Learning
Nicki Rosberg Ferreira Maia
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489
Resenhas
Resenha - A medicalização como mecanismo de controle e exclusão escolar
Renata Miranda de Freitas Varão, Kairon Pereira de Araujo Sousa
1-4
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10576
Resumos de pesquisas (monografias, dissertações e teses)
Resumo de Dissertação - Atuação do psicólogo na educação especial em contexto escolar público
José Tadeu Acuna
1-2
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10816
Relatos de Experiência
Contributions of field observations of supervised curricular internship for teacher education: an experience report
Gabriel Ferraz
1-13
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10842
Experience report with the teaching of therapeutic body practices and techniques in professional education in physical education in Diamantina-MG
Gilbert de Oliveira Santos
1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10654
Experience report during supervised observation internship in elementary and high school
Arielly Alves Pereira
1-11
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10854
The importance of the observation internship for the training of biology teachers
Yasmin Borges Diniz
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10859
The epistemology of knowledge: reporting experience in the master of accounting
Alex Sandro Rodrigues Martins, Alexandre Costa Quintana
1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922
The institutionalization of Ead in public universities: an experience report from UDESC
Roselaine Ripa
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
Keywords
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Current Issue
Most read papers
Um ensaio sociológico a respeito do filme "escritores da liberdade"
2427
A pesquisa qualitativa em educação
1279
The importance of the observation internship for the training of biology teachers
1070
A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área
1031
Iniciação esportiva x especialização esportiva precoce: quando iniciar estas práticas?
864
Preserved in: