Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Current
Archives
Announcements
Instagram
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal de Periódicos UFGD
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 9 No. 16 (2020)
Vol. 9 No. 16 (2020)
Published:
2020-12-18
Dossier - What can Education in the current context? Financing, Planning and Social Quality
A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13089
Pedro Rauber
1-14
PDF (Português (Brasil))
Formação inicial e continuada: o papel do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13092
Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Sandra Regina Oliveira de Souza, Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Aldrin Cleyde Cunha, Adailton José Alves da Cruz
1-13
PDF (Português (Brasil))
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13093
Cairê Moreno Tovani, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Oliveira, Ilma Regina Castro Saramago de Souza
1-10
PDF (Português (Brasil))
Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094
Cintia Medeiros Robles Aguiar, Loren Katiuscia Paiva da Silva, Roselaine Alves Olmo, Cristian Lopez Gomes
1-10
PDF (Português (Brasil))
Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13102
Cintia Miranda dos Santos, Marcos Roberto Morali Marin, Braz Pinto Junior
1-11
PDF (Português (Brasil))
O trabalho docente e o licenciado em computação
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103
Claudia Regina Tinós Peviani, Maria Cristina Lima Paniago
1-13
PDF (Português (Brasil))
Bem-Te-Vi magazine and education for indigenous people in the Dourados / MT reserve in the first half of the XX century
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13104
Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado
1-15
PDF (Português (Brasil))
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13105
Elis Regina dos Santos Viegas, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Claudia Marinho Carneiro Noda
1-11
PDF (Português (Brasil))
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13106
Maira Cristiane Benites, Karolinne dos Santos Silva, Cidnei Amaral de Mello
1-12
PDF (Português (Brasil))
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107
Daiana da Rocha Reis
1-13
PDF (Português (Brasil))
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13108
Etiene Paula da Silva Diniz, Aline Maira da Silva
1-13
PDF (Português (Brasil))
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13109
Izabella Alvarenga Silva, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, Raul Aragão Martins
1-13
PDF (Português (Brasil))
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110
Jaqueline Areco de Queiroz, Giana Amaral Yamin, Juliane Ferreira Vieira
1-12
PDF (Português (Brasil))
A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13118
Maicon Luiz Mommad
1-11
PDF (Português (Brasil))
O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119
Marília Cláudia Favreto Sinãni, Kimberly Weiss Calves, Paulo Cesar Duarte Paes
1-11
PDF (Português (Brasil))
“Não seja burro”: variação linguística, letramento e representações sobre a língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13120
Marina Oliveira Barboza
1-14
PDF (Português (Brasil))
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13121
Mary Ane de Souza, Bruna Maria Souza
1-10
PDF (Português (Brasil))
A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13126
Ohrany Ramos Arruda, Edelir Salomão Garcia
1-13
PDF (Português (Brasil))
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13127
Ronaldo Conceição Silva, Shirley Takeco Gobara
1-11
PDF (Português (Brasil))
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13128
Sérgio Luiz Carlos dos Santos, Jacqueline da Silva Nunes
1-14
PDF (Español (España))
Dança e criatividade pela subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13129
Marcos Antônio Paz da Silveira
1-11
PDF (Português (Brasil))
A relação entre educação e pobreza nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2004-2019)
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13130
Bárbara Amaral Martins, Fabiano Quadros Rückert
1-15
PDF (Português (Brasil))
Artigos Fluxo Contínuo
Vivir y morir sin sentido. Testimonios juveniles en contextos de marginalidad urbana
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12540
Dario Hernán Arevalos
1-15
PDF (Español (España))
O processo de institucionalização do curso Letras/Língua Portuguesa/Libras na EaD/UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10124
Tania Jucilene Vieira Vilela, Karla Alexandra Benites Florenciano
1-14
PDF (Português (Brasil))
The theatre of everyday life
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10098
Mitsi Pinheiro de Lacerda, Ludymila Aguiar Gemino, Lara Silva Leal
1-19
PDF (Português (Brasil))
The perception of teachers from the state’s educational system about the assessment of learning
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035
Jacimara Aparecida Mendes, Fabio Perboni
1-16
PDF (Português (Brasil))
Incidence of overweight and obesity in the 6th year classes of elementary school at a state public network college in Ponta Grossa - Paraná
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.11985
Lilian Fátima Machado dos Santos, Diego Petyk de Sousa, Erica Fernanda de Paula
1-14
PDF (Português (Brasil))
Relationship between mathematics, geography, and physical education: proposal for an inclusive and integrative education
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10057
Regerson Franklin Santos, Eduardo Francisco de Oliveira
1-24
PDF (Português (Brasil))
The behavior of high school students in physical education classes: SOFIT analysis
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12035
Anderson Fabrício Souza Silva, Juliana Pereira da Silva, Kleverton Krinski, Luciana da Silva Lirani, Hassan Mohamed Elsangedy, Rodrigo Dias, Guanis de Barros Vilela Junior, Fabricio Cieslak
1-13
PDF (Português (Brasil))
Accessibility and pedagogical support in physical education classes: a study in state schools in Dourados – MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12198
Ana Lídia Pareja Sonni, Adriana Valadão, Alex Basílio da Silva
1-20
PDF (Português (Brasil))
School garden: a pedagogical and interdisciplinary proposal experienced in a municipal indigenous school, Dourados – MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10151
Maria Adriana Rodrigues, Luís Antonio Martins, Stela Soares
1-21
PDF (Português (Brasil))
Teacher's curricular autonomy in general and technical-professional education subsystems in Angola: a critical analysis
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10977
Antônio Luis Julião
1-23
PDF (Português (Brasil))
Educational policies for continuing training of school directors in the municipality of Regente Feijó-SP
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973
Josenildo de Jesus, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Marcos Vinicius Francisco
1-17
PDF (Português (Brasil))
Virtual animations on DNA replication and Cognitive Theory of Multimedia Learning
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489
Nicki Rosberg Ferreira Maia
1-17
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
Resenha - A medicalização como mecanismo de controle e exclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10576
Renata Miranda de Freitas Varão, Kairon Pereira de Araujo Sousa
1-4
PDF (Português (Brasil))
Resumos de pesquisas (monografias, dissertações e teses)
Resumo de Dissertação - Atuação do psicólogo na educação especial em contexto escolar público
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10816
José Tadeu Acuna
1-2
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Experiência
Contributions of field observations of supervised curricular internship for teacher education: an experience report
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10842
Gabriel Ferraz
1-13
PDF (Português (Brasil))
Experience report with the teaching of therapeutic body practices and techniques in professional education in physical education in Diamantina-MG
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10654
Gilbert de Oliveira Santos
1-18
PDF (Português (Brasil))
Experience report during supervised observation internship in elementary and high school
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10854
Arielly Alves Pereira
1-11
PDF (Português (Brasil))
The importance of the observation internship for the training of biology teachers
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10859
Yasmin Borges Diniz
1-17
PDF (Português (Brasil))
The epistemology of knowledge: reporting experience in the master of accounting
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922
Alex Sandro Rodrigues Martins, Alexandre Costa Quintana
1-18
PDF (Português (Brasil))
The institutionalization of Ead in public universities: an experience report from UDESC
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191
Roselaine Ripa
1-17
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
Keywords
mapping
research
basic education
latin america.
forms of privatization
management
democracy
teacher’s book
bncc
brazil
uruguay
childhood
border
learning
unilab
black
intersectionalities
genre
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Current Issue
Most read papers
Um ensaio sociológico a respeito do filme "escritores da liberdade"
1919
A pesquisa qualitativa em educação
1532
The importance of the observation internship for the training of biology teachers
1163
A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área
1063
A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores
760
Preserved in: