Contribuições das observações de campo do estágio curricular supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10842Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Observação de campo. Formação docente.Resumo
A docência se caracteriza como uma profissão suscetível a modificações ao longo do tempo, sobretudo no que diz respeito às teorias e práticas pedagógicas. Nesse sentido, é de suma importância que os professores sempre busquem se atualizar a fim de aperfeiçoarem suas metodologias de ensino e assim tornar a aprendizagem de seus alunos mais significativa. Diante disso, o presente trabalho consiste em um relato de experiência escrito sob a ótica de um estagiário do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no qual objetiva-se em ressaltar a contribuição das observações de campo realizadas em duas escolas públicas durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e a importância dessa disciplina para a formação e construção de um perfil de atuação dos futuros docentes.
Downloads
Referências
ANACLETO, F. N. de A. et al. O estágio supervisionado na formação do professor de educação física: refletindo sobre o diálogo entre teoria e prática. Arquivos em Movimento: revista da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 78-88, jan./jul., 2017.
COSTA, M. J. R.; BENARROSH, P. F. P. M. Os saberes adquiridos no estágio supervisionado em ciências naturais na etapa de observação para a formação do (a) professor (a) de ciências biológicas. Acervo digital São Lucas, Porto Velho, 15 dez. 2016. Disponível em: http://repositorio.saolucas.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1972/Maria%20José%20Ribeiro%20Costa%20-%20Os%20saberes%20adquiridos%20no%20estágio%20supervisionado%20em%20ciências%20naturais%20na%20etapa%20de%20observação%20para%20a%20formação%20do%20a%20professor%20a%20de%20ciências%20biológicas.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 dez. 2019.
NOFFS, N. de A.; RODRIGUES, R. C. C. A formação docente: PIBID e o estágio curricular supervisionado. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 01, p. 357–374, jan./mar., 2016. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 06 dez. 2019.
UFPI. Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX. Resolução n° 177, de 05 de novembro de 2012, normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).