Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Instagram
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UFGD
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 16 (2020)
v. 9 n. 16 (2020)
Publicado:
2020-12-18
Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social
A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13089
Pedro Rauber
1-14
PDF
Formação inicial e continuada: o papel do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13092
Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Sandra Regina Oliveira de Souza, Maria Adriana Torqueti Rodrigues, Aldrin Cleyde Cunha, Adailton José Alves da Cruz
1-13
PDF
Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13093
Cairê Moreno Tovani, Celia Ortegas de Oliveira, Sandra Ortegas de Oliveira, Ilma Regina Castro Saramago de Souza
1-10
PDF
Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094
Cintia Medeiros Robles Aguiar, Loren Katiuscia Paiva da Silva, Roselaine Alves Olmo, Cristian Lopez Gomes
1-10
PDF
Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13102
Cintia Miranda dos Santos, Marcos Roberto Morali Marin, Braz Pinto Junior
1-11
PDF
O trabalho docente e o licenciado em computação
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13103
Claudia Regina Tinós Peviani, Maria Cristina Lima Paniago
1-13
PDF
A Revista Bem-Te-Vi e a educação para os indígenas na reserva de Dourados/MT na primeira metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13104
Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado
1-15
PDF
Concepção de currículo como construção histórico-social: breves considerações
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13105
Elis Regina dos Santos Viegas, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Claudia Marinho Carneiro Noda
1-11
PDF
A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13106
Maira Cristiane Benites, Karolinne dos Santos Silva, Cidnei Amaral de Mello
1-12
PDF
Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107
Daiana da Rocha Reis
1-13
PDF
Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13108
Etiene Paula da Silva Diniz, Aline Maira da Silva
1-13
PDF
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13109
Izabella Alvarenga Silva, Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, Raul Aragão Martins
1-13
PDF
Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110
Jaqueline Areco de Queiroz, Giana Amaral Yamin, Juliane Ferreira Vieira
1-12
PDF
A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13118
Maicon Luiz Mommad
1-11
PDF
O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência visual ou cegueira
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13119
Marília Cláudia Favreto Sinãni, Kimberly Weiss Calves, Paulo Cesar Duarte Paes
1-11
PDF
“Não seja burro”: variação linguística, letramento e representações sobre a língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13120
Marina Oliveira Barboza
1-14
PDF
O autismo na etapa da educação infantil no Brasil: levantamento bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13121
Mary Ane de Souza, Bruna Maria Souza
1-10
PDF
A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13126
Ohrany Ramos Arruda, Edelir Salomão Garcia
1-13
PDF
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13127
Ronaldo Conceição Silva, Shirley Takeco Gobara
1-11
PDF
Jogos de oposição: inovação pedagógica para o ensino das lutas na educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13128
Sérgio Luiz Carlos dos Santos, Jacqueline da Silva Nunes
1-14
PDF (Español (España))
Dança e criatividade pela subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13129
Marcos Antônio Paz da Silveira
1-11
PDF
A relação entre educação e pobreza nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2004-2019)
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13130
Bárbara Amaral Martins, Fabiano Quadros Rückert
1-15
PDF
Artigos Fluxo Contínuo
Viva e morra sem sentido. Testemunhos de jovens em contextos de marginalidade urbana
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12540
Dario Hernán Arevalos
1-15
PDF (Español (España))
O processo de institucionalização do curso Letras/Língua Portuguesa/Libras na EaD/UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10124
Tania Jucilene Vieira Vilela, Karla Alexandra Benites Florenciano
1-14
PDF
O teatro da vida cotidiana
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10098
Mitsi Pinheiro de Lacerda, Ludymila Aguiar Gemino, Lara Silva Leal
1-19
PDF
A percepção de professores da rede estadual sobre a avaliação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10035
Jacimara Aparecida Mendes, Fabio Perboni
1-16
PDF
Incidência de sobrepeso e obesidade nas turmas do 6° ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede pública estadual em Ponta Grossa – Paraná
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.11985
Lilian Fátima Machado dos Santos, Diego Petyk de Sousa, Erica Fernanda de Paula
1-14
PDF
Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10057
Regerson Franklin Santos, Eduardo Francisco de Oliveira
1-24
PDF
O comportamento dos alunos de Ensino Médio nas aulas de Educação Física: análise do SOFIT
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12035
Anderson Fabrício Souza Silva, Juliana Pereira da Silva, Kleverton Krinski, Luciana da Silva Lirani, Hassan Mohamed Elsangedy, Rodrigo Dias, Guanis de Barros Vilela Junior, Fabricio Cieslak
1-13
PDF
Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12198
Ana Lídia Pareja Sonni, Adriana Valadão, Alex Basílio da Silva
1-20
PDF
Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10151
Maria Adriana Rodrigues, Luís Antonio Martins, Stela Soares
1-21
PDF
Autonomia curricular do professor nos subsistemas de ensino geral e técnico-profissional em Angola: uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10977
Antônio Luis Julião
1-23
PDF
Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973
Josenildo de Jesus, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Marcos Vinicius Francisco
1-17
PDF
Animações virtuais sobre a replicação do DNA e a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10489
Nicki Rosberg Ferreira Maia
1-17
PDF
Resenhas
Resenha - A medicalização como mecanismo de controle e exclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10576
Renata Miranda de Freitas Varão, Kairon Pereira de Araujo Sousa
1-4
PDF
Resumos de pesquisas (monografias, dissertações e teses)
Resumo de Dissertação - Atuação do psicólogo na educação especial em contexto escolar público
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10816
José Tadeu Acuna
1-2
PDF
Relatos de Experiência
Contribuições das observações de campo do estágio curricular supervisionado para a formação docente: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10842
Gabriel Ferraz
1-13
PDF
Relato de experiência com o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas na formação profissional em educação física em Diamantina-MG
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10654
Gilbert de Oliveira Santos
1-18
PDF
Relato de experiência durante estágio supervisionado de observação no ensino fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10854
Arielly Alves Pereira
1-11
PDF
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10859
Yasmin Borges Diniz
1-17
PDF
A epistemologia do conhecimento: relato de experiência no mestrado em contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10922
Alex Sandro Rodrigues Martins, Alexandre Costa Quintana
1-18
PDF
A institucionalização da EaD nas universidades públicas: um relato de experiência da UDESC
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10191
Roselaine Ripa
1-17
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
mapeamento
pesquisa
educação básica
américa latina
política educacional
articulação
educação infantil
bncc
brasil
uruguai
história da educação
infância
fronteira
desafios
unilab
quilombolas
interseccionalidades
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
Artigos mais lidos
Um ensaio sociológico a respeito do filme "escritores da liberdade"
1919
A pesquisa qualitativa em educação
1532
A importância do estágio de observação para a formação de professores de biologia
1163
A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área
1063
A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores
760
Revista preservada em: