Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094Palavras-chave:
Narrativa Biográfica. Memória de Professores. José Pereira Lins.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar os ditos e “não ditos” na narrativa biográfica do professor José Pereira Lins. Propôs-se a partir da história de vida do professor estabelecer as relações sociais e o campo nas quais se insere, em especial, na História da Educação e das Instituições Escolares de Mato Grosso do Sul. A reflexão apoia-se na obra de Maria da Glória Sá Rosa “Memória da Cultura e da Educação em Mato Grosso do Sul: histórias de vida” (1990). Os resultados sinalizam que a memória da cultura e da educação do agente, está atrelada ao prolongamento da escolarização e ao sucesso escolar, sendo estes os fatores de diferenciação de maior relevância. Conclui-se que a história de vida do Professor Lins não esgotou todos os aspectos e interpretações possíveis, mas forneceu novas perspectivas a respeito do que ainda não se conhecia, parte da memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: ______. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa, 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.]. 5ª ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.
MONTAGNER, Miguel Ângelo. Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdieusiana. Sociologias. Porto Alegre, ano 9, nº17, jan./jun. 2007, p. 240-264.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Pierre Bourdieu: da “ilusão” à “conversão” autobiográfica. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 41, p. 223-235, jan./jun. 2014.
POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos Orais: do “indizível” ao “dizível”. In: SIMSON, Olga de Moraes Von. Experimentos com História de Vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 1988.
ROSA, Maria da Glória Sá. Memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul: histórias de vida. Campo Grande, MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).