CONSULTORIA COLABORATIVA ESCOLAR
POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão escolar, Psicologia escolar.Resumo
A promoção de habilidades sociais é um meio para desenvolver competências sociais, acadêmicas e contribuir com o processo de inclusão escolar. Neste estudo, o objetivo é avaliar as contribuições da Consultoria Colaborativa Escolar (CCE) ofertada pelo psicólogo na formação de professores sobre o tema habilidades sociais. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, com a participação de oito professoras que atuavam em salas nas quais estavam matriculados estudantes com deficiências. O instrumento utilizado foi o Questionário de Relações Interpessoais, aplicado antes e após a implementação da CCE. Os resultados indicaram que a CCE favoreceu a consolidação do conhecimento sobre a importância da promoção de habilidades sociais na escola e a ampliação do repertório de estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula. Conclui-se que a CCE pode ser um meio promissor e eficaz para atuação do psicólogo escolar.
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