O gestor escolar frente aos desafios da escolarização dos alunos com deficiência visual

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DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.17629

Mots-clés :

Administração Escolar, Educação Especial, Formação dos Profissionais de Educação e Políticas Públicas

Résumé

O presente artigo é a apresentação dos resultados da análise de dados da dissertação de Mestrado “O gestor escolar frente aos desafios da escolarização dos alunos com deficiência visual”, cujo objeto foi analisar a importância da atuação do gestor escolar na articulação das políticas públicas educacionais direcionadas aos estudantes com deficiência visual, investigando os desafios e mostrando algumas possibilidades. A metodologia escolhida para a realização da pesquisa foi a Etnografia. Os sujeitos desta pesquisa foram os gestores escolares de duas escolas do município de Colatina (ES), sendo uma escola estadual e outra municipal. Para se chegar aos resultados pretendidos, foram utilizados os instrumentos: observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível observar que os gestores escolares enfrentam muito desafios para a escolarização dos alunos com deficiência visual, entretanto a maior dificuldade, diz respeito à formação dos professores e dos próprios gestores escolares e a Gestão Democrática é muito importante para o processo de escolarização dos alunos público da Educação Especial.

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Patrícia Teixeira Moschen Lievore, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Pedagogia pela Universidade Universidade de Uberaba. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (UFES). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFES.

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Pedagogia (2017) pela Uniube e em História (2003) pela Ufes, Especialização (2004) e Mestrado (2007) em História pela Ufes. Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes.

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Publiée

2023-12-22

Comment citer

LIEVORE, Patrícia Teixeira Moschen; MELO, Douglas Christian Ferrari de. O gestor escolar frente aos desafios da escolarização dos alunos com deficiência visual. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023022, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.17629. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/17629. Acesso em: 22 juill. 2024.

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