Rede de pesquisadores sobre professores da região Centro-Oeste (REDECENTRO) do Brasil

a consolidação do grupo de pesquisa colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19701

Palavras-chave:

REDECENTRO, Pesquisa educacional, Formação de professores

Resumo

O texto tem como objetivo apresentar o movimento histórico da Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (Redecentro), por compreender a sua contribuição e relevância na área da pesquisa educacional a partir da análise da produção do conhecimento sobre professores ao longo de duas décadas de existência. Além disso, ressalta o caráter colaborativo no desenvolvimento da pesquisa em Rede: “A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”, desenvolvida no âmbito da Faculdade de Educação (UFG) e de outras oito Instituições de Ensino Superior que possibilitam a análise da produção do conhecimento sobre os professores, com base no estudo das dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste do país, de 2004 a 2023, com ênfase na construção de instrumentos metodológicos e na realização de estudos sobre pesquisas. Ressaltou-se, ainda, a importância do movimento colaborativo da REDE na análise da produção de conhecimento em um perspectiva crítica-colaborativa dos fatores históricos, políticos e culturais que impactam na produção de conhecimento na área de formação de professores, bem como as principais tendências teóricas, epistemológicas e metodológicas dessas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Brasil. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás.

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela UFG. Mestra em Ciências e Valores Humanos pela UNIUBE. Docente na Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação pela UFG/RC. Doutora em Educação pela UFU. Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Referências

BERNARDES, S. T. A. Prefácio. In: SOUZA. R. C. C. R.; MAGALHÃES, S. M. O.; FREITAS, V. R. (org.). A pesquisa sobre professores(as) no Centro-Oeste: dimensões teóricas e metodológicas. Goiânia: IFG, 2017. p. 7-12. Disponível em: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/23. Acesso em: 11 fev. 2024.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu; XIMENES, Priscilla de Andrade Silva. Rede de pesquisadores sobre professores da região Centro-Oeste (REDECENTRO) do Brasil: a consolidação do grupo de pesquisa colaborativa. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.2, p. e024017, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.2.19701. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19701. Acesso em: 5 dez. 2025.