Rede de pesquisadores sobre professores da região Centro-Oeste (REDECENTRO) do Brasil
a consolidação do grupo de pesquisa colaborativa
DOI :
https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.2.19701Mots-clés :
REDECENTRO, Pesquisa educacional, Formação de professoresRésumé
O texto tem como objetivo apresentar o movimento histórico da Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (Redecentro), por compreender a sua contribuição e relevância na área da pesquisa educacional a partir da análise da produção do conhecimento sobre professores ao longo de duas décadas de existência. Além disso, ressalta o caráter colaborativo no desenvolvimento da pesquisa em Rede: “A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”, desenvolvida no âmbito da Faculdade de Educação (UFG) e de outras oito Instituições de Ensino Superior que possibilitam a análise da produção do conhecimento sobre os professores, com base no estudo das dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste do país, de 2004 a 2023, com ênfase na construção de instrumentos metodológicos e na realização de estudos sobre pesquisas. Ressaltou-se, ainda, a importância do movimento colaborativo da REDE na análise da produção de conhecimento em um perspectiva crítica-colaborativa dos fatores históricos, políticos e culturais que impactam na produção de conhecimento na área de formação de professores, bem como as principais tendências teóricas, epistemológicas e metodológicas dessas pesquisas.
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Références
BERNARDES, S. T. A. Prefácio. In: SOUZA. R. C. C. R.; MAGALHÃES, S. M. O.; FREITAS, V. R. (org.). A pesquisa sobre professores(as) no Centro-Oeste: dimensões teóricas e metodológicas. Goiânia: IFG, 2017. p. 7-12. Disponível em: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/23. Acesso em: 11 fev. 2024.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
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