A abordagem freireana e a metodologia de Jigsaw: um relato das potencialidades e limitações para o ensino de Química

Autores

  • Jean Carlos Azevedo Penasso Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriana Marques de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v7i21.8060

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem cooperativa. Paulo Freire.

Resumo

O presente relato de pesquisa é resultado de uma sequência didática ancorada na perspectiva de Paulo Freire sob a educação humanística como forma de intervenção de mundo, e na aprendizagem cooperativa na qual a metodologia de Jigsaw está inserida. Foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Dourados-MS. A temática desenvolvida foi “os raios, relâmpagos e trovões”, na qual se trabalhou alguns conceitos químicos diretamente relacionados ao tema e ao referencial curricular. A pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo, e teve como metodologia de análise de dados a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise chegou-se e 2 categorias finais, nas quais deram origem a dois metatextos denominados: 1) Os fenômenos elétricos como agentes interferentes na natureza e na vida humana; 2) Conceitos químicos: campo elétrico, materiais condutores e isolantes. Diante os estudos e análises realizadas, a conciliação da perspectiva humanística com a aprendizagem cooperativa contribuiu para a formação de cidadãos críticos-reflexivos, e possibilitou investigar potencialidades e limitações dos referenciais utilizados durante a atividade.

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

PENASSO, Jean Carlos Azevedo; OLIVEIRA, Adriana Marques de. A abordagem freireana e a metodologia de Jigsaw: um relato das potencialidades e limitações para o ensino de Química. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 7, n. 21, p. 59–72, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v7i21.8060. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/8060. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA