Gestão democrática em comunidade aprendente na educação superior

Autores

  • Elena Maria Billig Mello Universidade Federal do Pampa
  • Diana Salomão de Freitas Universidade Federal do Pampa
  • Francéli Brizolla Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Gestão democrática. Comunidade aprendente. Trabalho e universidade.

Resumo

A formação de um grupo gestor no viés da gestão democrática em Comunidade Aprendente e os desafios inerentes a essa tarefa é o tema deste texto, o qual problematiza a ação-reflexão-ação no trabalho da Universidade, e organiza o tema em três momentos: apresentação do contexto gestor da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UNIPAMPA; exposição das concepções sobre gestão na perspectiva democrática, entendida como o fundamento teórico-prático da Comunidade Aprendente; e percepções dos sujeitos integrantes da PROGRAD diante dessa perspectiva epistemológica de constituição de comunidades aprendentes de trabalho no âmbito da Universidade. Como conclusões, apontamos alguns elementos para a constituição de grupos de trabalho em instituições de educação, tais como: desenvolvimento de aprendizagem coletiva/significativa; desenvolvimento de cooperação entre servidores; equilíbrio de poderes nas práticas de gestão; construção/produção de conhecimento no espaço da gestão, dentre outros, que produzem ruptura epistemológica nas atuais situações de trabalho e desenvolvimento humano. A experiência permitiu o reconhecimento da prática profissional como um processo dinâmico em permanente reconstrução, que favorece a compreensão e o desenvolvimento de ações com características complexas.

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Referências

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Publicado

2014-10-22

Como Citar

MELLO, Elena Maria Billig; DE FREITAS, Diana Salomão; BRIZOLLA, Francéli. Gestão democrática em comunidade aprendente na educação superior. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 10, p. 53–67, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3648. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE