Gestão democrática em comunidade aprendente na educação superior

Auteurs

  • Elena Maria Billig Mello Universidade Federal do Pampa
  • Diana Salomão de Freitas Universidade Federal do Pampa
  • Francéli Brizolla Universidade Federal do Pampa

Mots-clés :

Gestão democrática. Comunidade aprendente. Trabalho e universidade.

Résumé

A formação de um grupo gestor no viés da gestão democrática em Comunidade Aprendente e os desafios inerentes a essa tarefa é o tema deste texto, o qual problematiza a ação-reflexão-ação no trabalho da Universidade, e organiza o tema em três momentos: apresentação do contexto gestor da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UNIPAMPA; exposição das concepções sobre gestão na perspectiva democrática, entendida como o fundamento teórico-prático da Comunidade Aprendente; e percepções dos sujeitos integrantes da PROGRAD diante dessa perspectiva epistemológica de constituição de comunidades aprendentes de trabalho no âmbito da Universidade. Como conclusões, apontamos alguns elementos para a constituição de grupos de trabalho em instituições de educação, tais como: desenvolvimento de aprendizagem coletiva/significativa; desenvolvimento de cooperação entre servidores; equilíbrio de poderes nas práticas de gestão; construção/produção de conhecimento no espaço da gestão, dentre outros, que produzem ruptura epistemológica nas atuais situações de trabalho e desenvolvimento humano. A experiência permitiu o reconhecimento da prática profissional como um processo dinâmico em permanente reconstrução, que favorece a compreensão e o desenvolvimento de ações com características complexas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.

______. Plano Nacional de Educação - Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Brasília, 2001.

________. Casa Civil. Decreto n. 6960, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Brasília, 2007.

BORDENAVE, Juan Díaz. O que é participação? São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

______. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

KILPATRICK, Sue; BARRET, Margaret.; JONES, Tammy. Defining Learning Communities. Disponível em: http://www.aare.edu.au/03pap/jon03441.pdf Acesso em: 28 dez. 2010.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. New York, Cambridge University Press, 1991.

LIMA, Jorge Ávila de. As culturas colaborativas nas escolas: estruturas, processos e conteúdos. Porto: Porto Editora, 2002.

LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel P. de (orgs). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: um ato amoroso. In: Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2006.

UNIPAMPA. CONSUNI. Resolução nº 29 de 28 de abril de 2011. Aprova as normas básicas de graduação, controle e registro das atividades acadêmicas. Disponível em: http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/coordeg/files/2011/05/Resolu%C3%A7%C3%A3o29-2011-Normas-B%C3%A1sicas-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 21 fev. 2014.

______. Projeto de desenvolvimento institucional 2014-2018. Disponível em: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pdi/files/2014/01/PDI-UNIPAMPA-2014-2018.pdf Acesso em: 28 abr. 2014.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o Registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. 2 reimpressão. New York: Cambridge University, 2001.

Téléchargements

Publiée

2014-10-22

Comment citer

MELLO, Elena Maria Billig; DE FREITAS, Diana Salomão; BRIZOLLA, Francéli. Gestão democrática em comunidade aprendente na educação superior. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 4, n. 10, p. 53–67, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3648. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ POLÍTICA, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE