Neoconservadorismo no campo da educação (2002-2019): análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11875

Palavras-chave:

Neoconservadorismo, Educação, Análise bibliométrica

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar e caracterizar a produção científica, em especial brasileira, consolidada em artigos científicos, teses e dissertações acadêmicas sobre o neoconservadorismo no campo da educação. Sustentada em Antonio Gramsci, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, que fez uso da abordagem bibliométrica e análise de conteúdo a partir dos trabalhos coletados em seis bancos de dados. O corpus documental constitui-se de 38 trabalhos – 27 artigos, nove dissertações e duas teses – publicados entre 2002-2019, por 53 autores, com 57 contribuições e participação significativa do sexo masculino. A maioria dos estudos são do Brasil, de língua portuguesa. As autorias, em suas grande parte, foram individuais e contaram com diversas instituições de ensino das regiões brasileiras, com maior incidência da Região Sudeste. Os trabalhos fazem parte de estudos e periódicos na área da Educação, embora teve presença das áreas de Serviço Social, Sociologia e entre outras. Os temas dos trabalhos dedicaram-se prioritariamente na compreensão do neoconservadorismo no campo educacional, discutindo desde as políticas até as práticas pedagógicas. Conclui-se que neoconservadorismo é um fenômeno atual na realidade brasileira, devido a revolução passiva realizada no Estado, o qual sofreu influências nas elaborações e implementações de políticas educacionais.

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Biografia do Autor

João Henrique da Silva, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (PPGE/UFRR). Editor Adjunto da Revista Educação, Pesquisa e Inclusão

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

SILVA, João Henrique da. Neoconservadorismo no campo da educação (2002-2019): análise bibliométrica. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 30, p. 90–118, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i30.11875. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/11875. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Neoconservadorismo e Educação: reflexões sobre justiça social, inclusão e democracia”