Neoconservadorismo no campo da educação (2002-2019): análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.11875Palavras-chave:
Neoconservadorismo, Educação, Análise bibliométricaResumo
Este estudo teve por objetivo identificar e caracterizar a produção científica, em especial brasileira, consolidada em artigos científicos, teses e dissertações acadêmicas sobre o neoconservadorismo no campo da educação. Sustentada em Antonio Gramsci, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, que fez uso da abordagem bibliométrica e análise de conteúdo a partir dos trabalhos coletados em seis bancos de dados. O corpus documental constitui-se de 38 trabalhos – 27 artigos, nove dissertações e duas teses – publicados entre 2002-2019, por 53 autores, com 57 contribuições e participação significativa do sexo masculino. A maioria dos estudos são do Brasil, de língua portuguesa. As autorias, em suas grande parte, foram individuais e contaram com diversas instituições de ensino das regiões brasileiras, com maior incidência da Região Sudeste. Os trabalhos fazem parte de estudos e periódicos na área da Educação, embora teve presença das áreas de Serviço Social, Sociologia e entre outras. Os temas dos trabalhos dedicaram-se prioritariamente na compreensão do neoconservadorismo no campo educacional, discutindo desde as políticas até as práticas pedagógicas. Conclui-se que neoconservadorismo é um fenômeno atual na realidade brasileira, devido a revolução passiva realizada no Estado, o qual sofreu influências nas elaborações e implementações de políticas educacionais.
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