Análise de seções complementares em livros didáticos de Ciências: potencialidades para discussões sociocientíficas
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11016Palavras-chave:
Educação CTS. Livro Didático. Ensino de Ciências.Resumo
Os pressupostos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de ciências com vistas à formação sociopolítica estão calcados na problematização da visão cientificista e instrumental da ciência e da tecnologia. Por outro lado, considera-se que o Livro Didático (LD) é um importante instrumento para o planejamento didático-pedagógico de professores na abordagem dos conteúdos científicos. Frente a isso, o presente estudo teve por objetivo identificar potencialidades de seções complementares de LDs de ciências para fomentar discussões sociocientíficas em aulas no Ensino Médio. Deste modo, a metodologia da pesquisa foi estruturada nas seguintes etapas: 1) leitura do Guia do LD (2014) para os componentes curriculares de Biologia, Física e Química; 2) identificação dos LDs com seções complementares intituladas “CTS”; 3) leitura sistemática e análise textual discursiva das seções identificadas e; 4) evidenciação das categorias correlacionadas às dimensões CTS. A partir das análises, constatou-se que os textos potencialmente incitam discussões sociocientíficas por abarcarem diversos aspectos das dimensões CTS. No entanto, cabe mencionar que o direcionamento dado pelos professores durante o processo discursivo de sala de aula é fundamental para ampliar as compreensões dos estudantes em uma perspectiva problematizadora, contextualizada e interdisciplinar.