Bloqueios ao engajamento cívico crítico e ativo na/através da Ciência Escolar: Histórias do Campo

Autores

  • Larry Bencze University of Toronto (U of T)
  • Sarah El Halwany University of Toronto (U of T)
  • Minja Milanovic University of Toronto (U of T)
  • Nadia Qureshi University of Toronto (U of T)
  • Majd Zouda University of Toronto (U of T)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11010

Palavras-chave:

Educação CTSA. Engajamento cívico crítico. Ativismo.

Resumo

Por cerca de 50 anos, os educadores de ciências vêm promovendo a educação sobre as relações entre os campos da ciência, tecnologia, sociedades e ambientes ('CTSA'). Embora ajude os alunos a entender a inter- e/ou transdisciplinaridade da ciência e controvérsias relevantes, a educação CTSA geralmente parece muito apolítica. À luz das dificuldades de muitos governos em lidar com danos, como os causados pelas perturbações climáticas que parecem associadas às redes pró-capitalistas globais, parece claro que os educadores em ciências precisam incentivar e permitir que os alunos analisem criticamente as relações CTSA, desenvolvam e adotem ações para enfrentar danos que elas determinam. Embora os educadores tenham tido alguns casos bem sucedidos nesse sentido, eles geralmente são restritos a contextos relativamente raros. Entre os 'bloqueios' para o seu sucesso, parece que as abordagens de educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia & Matemática) e de aprendizagem baseada em investigação (IBL) são particularmente poderosas. Em nosso estudo relatado aqui sobre os esforços de quatro professores de ciências para incentivar/permitir o envolvimento cívico ativo e crítico, parece que, embora a educação STEM e a IBL continuam limitando, os professores comprometidos podem desenvolver abordagens inovadoras para alcançar esses objetivos.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

BENCZE, Larry; HALWANY, Sarah El; MILANOVIC, Minja; QURESHI, Nadia; ZOUDA, Majd. Bloqueios ao engajamento cívico crítico e ativo na/através da Ciência Escolar: Histórias do Campo. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 47–70, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11010. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/11010. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ “EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: DIÁLOGOS E CAMINHOS PARA A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE"