Nas Ondas do Podcast: o ensino da língua espanhola dentro e fora da sala de aula

Autores/as

Palabras clave:

Contexto educativo. Convivencia. Formación ciudadana.

Resumen

El objetivo de este texto es reflexionar sobre el uso del español y el contacto con culturas de países hispanohablantes durante la elaboración de pódcast, a partir de un relato de experiencia desarrollado en el Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Nova Andradina, con la participación de nueve estudiantes de la enseñanza media profesional, quienes produjeron, grabaron y difundieron los archivos digitales. El estudio se sitúa en el área de la Lingüística Aplicada (LA), la cual ha mostrado la importancia de una enseñanza significativa para el estudiante, la promoción de reposicionamientos identitarios y el uso de recursos tecnológicos en la escuela. Los resultados evidencian el uso efectivo de la lengua española en la producción de los pódcast, una práctica que trasciende los límites físicos del aula, la valoración positiva de algunos países hispanos y su contribución a la propia formación de la identidad brasileña. Los datos presentados contribuyen al área de lenguas, demostrando que, en determinadas prácticas pedagógicas, es posible conciliar las nuevas tecnologías con los propósitos de enseñanza de manera significativa para el aprendizaje del alumno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Palácios de Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS campus Nova Andradina

É doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS e graduado em Letras com habilitação em língua portuguesa, língua espanhola e suas literaturas pela UEMS. Docente do quadro efetivo de professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, na área de Letras Português e Espanhol. Desenvolve estudos em Linguística Aplicada com foco em pesquisa narrativa, decolonialidade e ensino de espanhol. Atua como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação - Geple (UFMS/CNPq).

 

Letícia de Leon Carriconde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduei-me em Fonoaudiologia, em 1996, pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC/RS) e atuei como terapeuta infantil na área da linguagem até 2000. Conclui a licenciatura em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2022. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no qual fui bolsista CAPES. Ao longo da última graduação, atuei como professora de espanhol em programas da instituição, como no Projele (2018), no Idiomas Sem Fronteiras (2019), no Progeli 2.0 (2020) e no Progeli (2021). Fiz parte da equipe criadora do projeto de extensão intitulado LínguasCast de 2022 até 2024. Essas e outras vivências como extensionista me aproximaram e fizeram com que eu me interessasse pelo contexto que se tornou minha dissertação de mestrado intitulada "Que extensão construímos: (trans)formadora ou mercadológica?". Atualmente, sou doutoranda do Programa de Pos-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS, no qual investigo a divulgação cientifica e a popularização das ciências, e atuo como professora no curso de Letras, Habilitação Português Espanhol e suas Literaturas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS - campus CG). Sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (Geple) - UFMS/CNPq e faço parte. Possuo interesse em temas relacionados à extensão universitária, à formação de professores, ao ensino de línguas, à popularização das ciências, à decolonialidade e às políticas linguísticas.

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Carvalho, M. P. de, & Carriconde, L. . de L. (2025). Nas Ondas do Podcast: o ensino da língua espanhola dentro e fora da sala de aula. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20752

Número

Sección

Artigos