A Integração Crítica das Tecnologias Digitais no Currículo Escolar: entre desafios e possibilidades

Autores/as

Palabras clave:

Currículo Escolar. Desafios. Integração crítica. Possibilidades de transformação. Tecnologias digitais.

Resumen

A integração das tecnologias digitais no currículo escolar não é somente uma tendência, mas um imperativo sócio-histórico diante das transformações que moldam a contemporaneidade. Para tanto, esta pesquisa visa analisar de que forma deve ocorrer a integração crítica das tecnologias digitais ao currículo escolar, tendo em vista a superação de desafios e a apresentação de possibilidades de transformação. A metodologia adotada foi por meio de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, baseada em livros, artigos e documentos acerca da temática em investigação. Os dados foram analisados de maneira crítica e interpretativa. Como resultado, destaca-se que a integração crítica das tecnologias digitais ao currículo escolar precisa ocorrer para além do uso das ferramentas em si, ou seja, como uma estratégia pedagógica que auxilie no ensino e na aprendizagem e o visível não deve ser a tecnologia, mas a atividade pedagógica a qual está sendo realizada. Nesse contexto, a estrutura curricular precisa ser reinventada. A resposta está em um currículo em rede, flexível e permeável, que se molda aos projetos e às necessidades dos estudantes, criando uma cultura escolar que valorize o uso crítico e ético das tecnologias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Belchior Ribeiro Leite, Universidad Federal de Ouro Preto

ESTUDIANTE DE DOCTORADO en Educación, Programa de Postgrado (PPGE) de la UFOP - Universidad Federal de Ouro Preto/MG. Es Máster en Educación Profesional y Tecnológica por el IFB – Instituto Federal de Brasilia/DF. Tiene una especialización lato-sensu en Inspección, Orientación, Supervisión y Gestión en Administración Escolar por la Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ. Es Licenciado en Física por la FINOM - Facultad del Noroeste de Minas Gerais/MG y Licenciado en Educación Superior por la Unimontes - Universidad Estadual de Montes Claros/MG. Actualmente es supervisor pedagógico y profesor de la Escuela Municipal Diomedes de Araújo Valadares en Riachinho – MG.

Washington Cardoso da Costa, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especialista em Gestão Escolar Integrada com habilitação em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão. Especialista em Gestão Ambiental, Biodiversidade e Biologia. Licenciatura plena em Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas. Analista em Educação Básica - Especialista em Educação Básica na rede municipal de Ensino de Cabeceira Grande – MG.

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Ribeiro Leite, B., & Costa, W. C. da. (2025). A Integração Crítica das Tecnologias Digitais no Currículo Escolar: entre desafios e possibilidades. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20574

Número

Sección

Artigos