A tecnologia como estratégia para um processo de ensino e de aprendizagem mais eficaz
Keywords:
Aprendizagem, Educação, Ensino e Aprendizagem, TecnologiaAbstract
A educação está passando por profundas transformações, impulsionadas principalmente, pelos avanços tecnológicos. Tal fato, exige que as instituições de ensino consigam preparar alunos e professores para adaptar a essas mudanças. Para tanto, esta pesquisa tem a finalidade de analisar a tecnologia como uma estratégia para um processo de ensino e de aprendizagem mais eficaz. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica. Os dados foram coletados em livros e artigos científicos que abordam a temática em investigação. Após a coleta, estes, foram analisados de maneira interpretativa e crítica. Os resultados apontam que tecnologia ao ser vista, pensada e utilizada como uma estratégia pode ser uma alternativa poderosa para tornar o ensino e a aprendizagem mais eficaz. Conclui-se que os benefícios da implementação da tecnologia na educação são inúmeros, como, por exemplo, a personalização do ensino e o desenvolvimento de novas habilidades, contribuindo para a formação de um indivíduo crítico, criativo e engajado. No entanto, a integração de tais recursos, na prática docente, encontra alguns desafios, como, o despreparo dos professores, a infraestrutura inadequada e o problema do tecnocentrismo. Em decorrência disso, é necessário um esforço coletivo envolvendo o poder público, os gestores escolares e os professores para superarem esses entraves.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
