A Integração Crítica das Tecnologias Digitais no Currículo Escolar: entre desafios e possibilidades
Keywords:
Currículo Escolar. Desafios. Integração crítica. Possibilidades de transformação. Tecnologias digitais.Abstract
A integração das tecnologias digitais no currículo escolar não é somente uma tendência, mas um imperativo sócio-histórico diante das transformações que moldam a contemporaneidade. Para tanto, esta pesquisa visa analisar de que forma deve ocorrer a integração crítica das tecnologias digitais ao currículo escolar, tendo em vista a superação de desafios e a apresentação de possibilidades de transformação. A metodologia adotada foi por meio de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, baseada em livros, artigos e documentos acerca da temática em investigação. Os dados foram analisados de maneira crítica e interpretativa. Como resultado, destaca-se que a integração crítica das tecnologias digitais ao currículo escolar precisa ocorrer para além do uso das ferramentas em si, ou seja, como uma estratégia pedagógica que auxilie no ensino e na aprendizagem e o visível não deve ser a tecnologia, mas a atividade pedagógica a qual está sendo realizada. Nesse contexto, a estrutura curricular precisa ser reinventada. A resposta está em um currículo em rede, flexível e permeável, que se molda aos projetos e às necessidades dos estudantes, criando uma cultura escolar que valorize o uso crítico e ético das tecnologias.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
