A Integração Crítica das Tecnologias Digitais no Currículo Escolar: entre desafios e possibilidades

Authors

Keywords:

Currículo Escolar. Desafios. Integração crítica. Possibilidades de transformação. Tecnologias digitais.

Abstract

A integração das tecnologias digitais no currículo escolar não é somente uma tendência, mas um imperativo sócio-histórico diante das transformações que moldam a contemporaneidade. Para tanto, esta pesquisa visa analisar de que forma deve ocorrer a integração crítica das tecnologias digitais ao currículo escolar, tendo em vista a superação de desafios e a apresentação de possibilidades de transformação. A metodologia adotada foi por meio de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, baseada em livros, artigos e documentos acerca da temática em investigação. Os dados foram analisados de maneira crítica e interpretativa. Como resultado, destaca-se que a integração crítica das tecnologias digitais ao currículo escolar precisa ocorrer para além do uso das ferramentas em si, ou seja, como uma estratégia pedagógica que auxilie no ensino e na aprendizagem e o visível não deve ser a tecnologia, mas a atividade pedagógica a qual está sendo realizada. Nesse contexto, a estrutura curricular precisa ser reinventada. A resposta está em um currículo em rede, flexível e permeável, que se molda aos projetos e às necessidades dos estudantes, criando uma cultura escolar que valorize o uso crítico e ético das tecnologias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Belchior Ribeiro Leite, Federal University of Ouro Preto

PhD in Education, from the Postgraduate Program (PPGE) of UFOP - Federal University of Ouro Preto/MG. He has a MASTER'S degree in Professional and Technological Education from IFB - Federal Institute of Brasília/DF. He has a lato-sensu specialization in Inspection, Guidance, Supervision and Management in School Administration from Cândido Mendes University - UCAM/RJ. He has a Full Degree in Physics from FINOM - Faculty of Northwest Minas Gerais/MG and a Full Degree in Higher Normal Education from Unimontes - State University of Montes Claros/MG. He is currently a pedagogical supervisor and teacher at the Diomedes de Araújo Valadares Municipal School in Riachinho - MG.

Washington Cardoso da Costa, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especialista em Gestão Escolar Integrada com habilitação em: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão. Especialista em Gestão Ambiental, Biodiversidade e Biologia. Licenciatura plena em Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas. Analista em Educação Básica - Especialista em Educação Básica na rede municipal de Ensino de Cabeceira Grande – MG.

Published

2025-12-15

How to Cite

Ribeiro Leite, B., & Costa, W. C. da. (2025). A Integração Crítica das Tecnologias Digitais no Currículo Escolar: entre desafios e possibilidades. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20574

Issue

Section

Artigos