O conhecimento e a consciência de si na formação do professor como forma de resistência ao capitalismo de vigilância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18939

Palabras clave:

Formação docente, Capitalismo de vigilância, Mapa conceitual

Resumen

Esse artigo pretende chamar a atenção do futuro professor para a importância de uma formação consciente de que o exercício da profissão ocorre em determinado momento histórico, e que as tendências políticas, econômicas e sociais delineiam as tendências educacionais. Essa perspectiva valoriza a visão sistêmica, instiga reflexões e a aquisição de um conhecimento contextualizado, propiciando uma maior compreensão dos mecanismos que regem as mudanças na atual sociedade midiática. Como usuários das redes sociais e dos sites de busca, é da maior relevância para o aluno estagiário a criação de espaços dialógicos para promover a criticidade ante a nova ordem econômica, cunhada por Zuboff (2019) capitalismo de vigilância. É premente qualificar a educação para entender o processo de massificação dessa nova cultura com o objetivo de criar resistência a esse voraz consumidor da nossa liberdade individual de pensamento. Em se tratando de um texto de cunho pedagógico, apresentamos como exemplo de metodologia ativa, aplicada para explorar o tema em estudo, um mapa conceitual elaborado com o software CmapTools.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Helena Mousinho, UERJ/CEDERJ

Docente

Publicado

2024-08-28

Cómo citar

Mousinho, S. H. (2024). O conhecimento e a consciência de si na formação do professor como forma de resistência ao capitalismo de vigilância. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(16), 166–179. https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18939