Mobile learning platform for undergraduate medical students: a hands-on approach to infectious diseases education
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18136Palabras clave:
Educação Médica, Aplicações Móveis, InfectologiaResumen
A rápida progressão da tecnologia no setor de saúde influenciou de maneira significativa a educação médica de maneira positiva. A ampla adoção de recursos digitais, especialmente destacada durante a pandemia de Covid-19, estimulou o desenvolvimento de meios inovadores para fornecer educação por meio de plataformas digitais, atendendo tanto à aprendizagem híbrida quanto à distância. Este estudo teve como objetivo criar uma plataforma móvel de apoio educacional especialmente projetada para a educação médica de graduação em Doenças Infecciosas. Foi realizada uma avaliação da aplicabilidade da plataforma, usabilidade, impacto na facilitação educacional e satisfação do usuário. Utilizando uma abordagem quantitativa, experimental e descritiva, 42 estudantes de medicina do quarto semestre da Universidade Christus Center (Unichristus) participaram da avaliação da eficácia da plataforma por meio de questionários, especialmente avaliando sua influência em vários cenários educacionais e níveis de satisfação do usuário. A Escala de Usabilidade do Sistema (SUS) foi aplicada para medir a eficácia, resultando em uma pontuação SUS de 84,64 com um desvio padrão de 13,8. A análise estatística, especificamente uma correlação de Spearman significativa (p <0,05), destacou a eficácia da plataforma. Em resumo, a plataforma móvel dedicada a Doenças Infecciosas apresentou aceitabilidade louvável e atributos amigáveis ao usuário, apresentando-se como uma alternativa viável e eficaz na educação médica de graduação.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-04-09 (2)
- 2024-03-08 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.