Projetos Pedagógicos na Educação Infantil mediados por tecnologia digital
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17705Palabras clave:
Educação, Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, Tecnologias digitaisResumen
Este artigo questiona: como as ferramentas tecnológicas digitais podem promover o trabalho colaborativo entre os professores da primeira infância, de forma a contribuir para a elaboração e acompanhamento dos projetospedagógicos na educação infantil. Acredita-se que a escola é o lugar que devepropiciar formação dos profissionais da educação e que o uso de tecnologiasdentro do campo educacional pode gerar a reflexão sobre a prática e dá lugar aprofessores que criam suas propostas de forma conjunta. Esta pesquisa foi ancorada em uma metodologia pautada em um viés qualitativo de pesquisa-ação, de forma que os docentes puderam participar da adequação do estudo ao contexto escolar, juntamente com experimentos. Foi criado um ambiente virtual deuso coletivo para o planejamento pedagógico, utilizando o Teams, que é umsoftware gratuito desenvolvido pela Microsoft. Sua adequação e configuraçãoproporcionaram aos educadores um contexto colaborativo e um olhar de reflexão sobre seus fazeres profissionais no cotidiano em relação aos projetos pedagógicos com o uso dasferramentas digitais. Os resultados indicaram que a utilização do software dentro do cotidiano escolar foi eficaz para promover a trocadialógica entre os professores e contribuiu para acompanhar e gerenciar osprojetos pedagógicos na educação infantil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.