Do EDUCOM ao UCA: as primeiras inciativas governamentais de fomento aos de usos de tecnologias digitais na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19547

Palavras-chave:

Escola Pública, Tecnologias Digitais na Educação, Educação por Computadores, Centros de Informática na Educação

Resumo

Neste artigo analisamos as primeiras iniciativas governamentais de fomento aos usos de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas públicas brasileiras. Como metodologia, utilizamos o Estado da Arte, realizado a partir do levantamento bibliográfico e seletivo de artigos, livros e diferentes textos acadêmicos, bem como documentos oficiais sobre a temática em estudo. Os resultados apontam que as ações, projetos e programas desenvolvidos pelo governo federal em parceria com estados e municípios entre as décadas de 1970 e 1990 não foram suficientes para criar uma cultura escolar de usos pedagógicos das referidas tecnologias.

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Biografia do Autor

Pedro Batela Neto , UNIVÁS

UNIVÁS

Analise de Jesus da Silva , UFMG

DOCENTE DA UFMG

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Publicado

27-01-2025 — Atualizado em 27-01-2025

Versões

Como Citar

Batela Neto , P., & de Jesus da Silva , A. (2025). Do EDUCOM ao UCA: as primeiras inciativas governamentais de fomento aos de usos de tecnologias digitais na educação brasileira. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 189–202. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19547