A construção do conhecimento via Facebook
Keywords:
Behavior. Social Networks. Facebook.Abstract
This study was to analyze the behavior of third graders - class "A" - the Caetano Pinto State School for teacher's lessons the curriculum component of Geography in Educational Technology Center (STE) across the Facebook social media in building collaborative knowledge. The work is the result of a combination of teaching practice developed in the classroom, by carrying out initiation activities to teaching, for fellows PIBID /EaD / UFGD. The use of social media as an educational resource has been shown to have potential as a learning tool if implemented.Downloads
References
CAMPOS, F. et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A,2003.
CAXIA, RUSSIANE DA COSTA. FACEBOOK: possibilidades de atuação didáticopedagógica. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/
new1_artigo.asp?entrID=1509#.VZKIFflViko. Acesso em 30/06/2015 às 11h31min.
KENSKI, Vania Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9ª Ed. Campinas: Papirus, 2012.
KENSKI, Vania Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.
MANZANI, E. J. Recursos pedagógicos para o ensino de alunos com paralisia cerebral. Revista mensagem da Apae. N. 84, v.36, p 17-21, 1999.
MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação,Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.
MAZZOCO, BRUNO. Tecnologia: Um guia para escolher bem. Revista Nova Escola. Ano 30, n. 280, Março/2015.
MORAN, José. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas, In: MORAN, J., MASETTO, M. e BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PASSOS, José Silveira. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponível em: http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf . Acesso em 26/08/2014 às 17h15min.
RUIZ, Enriqueta Molina. Como Criar Comunidade Aprendizagem. Disponível em: http://www.teresianasstj.com/index.php/artigos-e-reflexoes/100-metodologias/comunidades-que-aprendem/106-como-criar-comunidadeaprendizagem. Acesso em 25/08/2015 às 10h58min.
TORRES, Patrícia Lupion. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tubarão: Ed. Unisul, 2004.
VALENTE, José. O uso inteligente do computador na educação, Pátio, ano 1, n. 1, p.19-21, Porto Alegre, mai/jul. 1997.
VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro; MATTOS, Maria José Viana Marinho de Matos; COSTA, José Vilson da / Organizadores. Educação Digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.