A construção do conhecimento via Facebook

Autores/as

  • Rodrigo Baez da Silva UFGD
  • Adilson de Matos Bentos UFGD
  • Claudiane Rodrigues Moraes Balbuena UFGD

Palabras clave:

Comportamento. Redes Sociais. Facebook.

Resumen

A rede social Facebook é hoje uma poderosa ferramenta de comunicação e socialização, marcada por sua grande quantidade de usuários registrados. Esse ambiente é um espaço rico, principalmente para a construção do conhecimento, sendo favorecida pelas relações sociais feitas por intermédio dos membros que dela fazem parte. O objetivo do presente estudo foi analisar o comportamento dos alunos da terceira série – turma “A” – da Escola Estadual Caetano Pinto durante as aulas do professor do componente curricular de Geografia, na Sala de Tecnologia Educacional (STE), frente à mídia social Facebook na construção do conhecimento colaborativo. O trabalho é resultado da conjugação da prática de ensino desenvolvida em sala de aula, com a realização de atividades de iniciação à docência, por bolsistas do PIBID/EaD/UFGD. Foi possível observar que o uso da mídia social como recurso pedagógico mostrou ter potencial como ferramenta de aprendizagem se bem aplicada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAMPOS, F. et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A,2003.

CAXIA, RUSSIANE DA COSTA. FACEBOOK: possibilidades de atuação didáticopedagógica. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/

new1_artigo.asp?entrID=1509#.VZKIFflViko. Acesso em 30/06/2015 às 11h31min.

KENSKI, Vania Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9ª Ed. Campinas: Papirus, 2012.

KENSKI, Vania Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.

MANZANI, E. J. Recursos pedagógicos para o ensino de alunos com paralisia cerebral. Revista mensagem da Apae. N. 84, v.36, p 17-21, 1999.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação,Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

MAZZOCO, BRUNO. Tecnologia: Um guia para escolher bem. Revista Nova Escola. Ano 30, n. 280, Março/2015.

MORAN, José. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas, In: MORAN, J., MASETTO, M. e BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

PASSOS, José Silveira. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponível em: http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf . Acesso em 26/08/2014 às 17h15min.

RUIZ, Enriqueta Molina. Como Criar Comunidade Aprendizagem. Disponível em: http://www.teresianasstj.com/index.php/artigos-e-reflexoes/100-metodologias/comunidades-que-aprendem/106-como-criar-comunidadeaprendizagem. Acesso em 25/08/2015 às 10h58min.

TORRES, Patrícia Lupion. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tubarão: Ed. Unisul, 2004.

VALENTE, José. O uso inteligente do computador na educação, Pátio, ano 1, n. 1, p.19-21, Porto Alegre, mai/jul. 1997.

VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro; MATTOS, Maria José Viana Marinho de Matos; COSTA, José Vilson da / Organizadores. Educação Digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, 2013.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2016-03-01

Cómo citar

da Silva, R. B., Bentos, A. de M., & Balbuena, C. R. M. (2016). A construção do conhecimento via Facebook. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 162–173. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/4880

Número

Sección

Relatos de experiência