A motivação dos servidores no serviço público brasileiro

Autores

  • Marcos Gustavo Torres Batista

Palavras-chave:

Motivação. Mudanças Organizacionais. Formação Histórica. Serviço Público.

Resumo

O objetivo desse estudo é buscar explicações para a falta de motivação dos servidores no serviço público brasileiro através de uma pesquisa bibliográfica, procurando compreender o processo de formação histórica do povo brasileiro - desde as suas origens mais remotas de colonização pelos portugueses em contra-ponto a outras formas de colonização. Discorrendo ainda sobre moral e ética como um dos motivos para a súbita mudança comportamental dos servidores, desde a sua nomeação para ocupação dos cargos. Em outro momento, poderá-se sobre a atual legislação do serviço público no Brasil, demonstrando que os processos burocráticos freqüentemente fazem com que o real papel da legislação não seja seguido. Por essa razão a realidade cientificamente investigada é vista como de suma importância para o aprimoramento de um serviço que está inerentemente posto na vida de cada um dos habitantes desse país. Estudar as relações psico-emocionais, culturais, históricas, comportamentais, sociais, dentro outras, é o caminho para que se encontre uma solução para os questionamentos que há tempos acompanham o desenvolvimento político e social da relação de trabalho Estado versus servidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Gustavo Torres Batista

Bacharel em administração de empresas (2007), especialista em Gestão Empresarial e de Recursos Humanos (2009).

Referências

AQUINO, Cleber Pinheiro de. Administração de recursos humanos: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1990. 270 p.

BOFF, Leonardo. Leonardo Boff fala sobre ética, disponível em

http://www.amaerj.org.br, acesso 12/11/08.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: edição compacta. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 631 p.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 13. ed. São Paulo: Globo, 1998. v.1. 750 p.

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 220 p.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração. [il]. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991. 426 p.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2002. 476 p.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social: princípios do direito político. Versão para eBook eBooksBrasil.com, disponível em http://www.cfh.ufsc.br. Acesso 21/01/2009.

SANCHEZ VASQUEZ, Adolfo. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. 267 p. Joao Dell'Anna.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 35. ed. Campinas: Autores Associados, 2002. 94 p.

SILVESTRE, Marisa Guarezi. Mudanças e valores organizacionais: um estudo de caso na Cocamar Cooperativa Agroindustrial. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração – Mestrado em Gestão de Negócios – da Universidade Estadual de Londrina. Maringá/PR, 2006, 197 p.

VIANNA, Oliveira. Populações meridionais do Brasil: história, organização, psicologia: o campeador rio-grandense. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1987. 256 p. (Reconquista do Brasil, v. 108).

SITES

Figura 01 - Pirâmide (hierarquia) das necessidades de Maslow, disponível em http://www.administradores.com.br, acesso 22/01/2009.

Downloads

Publicado

15-02-2017

Como Citar

Batista, M. G. T. (2017). A motivação dos servidores no serviço público brasileiro. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 4(5), 111–123. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/3283

Edição

Seção

Artigos