Business intelligence em ambientes virtuais de aprendizagens
Keywords:
Business Intelligence. Data Warehouse. OLAP.Abstract
This paper analyzes the main causes that influence the quality of the Degree Course in Computing of the EaD/UFGD, from a Business Intelligent (BI) project. A BI project enables creating an analytical environment for the data generated by operational processes can be used strategically, making allow‐ ance for the decision‐making process. So we can recognize the needs and chal‐ lenges of the Degree Course in Computing offered by EaD/UFGD, as well as their strengths, making the most substantial and effective strategic actions.Downloads
References
ALVES, J. R. M., A História da Educação a Distância no Brasil, Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação. ISSN 0103-9449, 2007. Disponível em:
http://www.ipae.com.br/pub/pt/cme/cme_82/index.htm. Acesso em: 18/05/2015.
ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados. 6ª ed., Addison Wesley, 2011. 788p.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa? 5. ed., São Paulo: Atlas, 2010. 200 p.
INMON, W. H. Building the date warehouse. Wiley, 1992.
INMON, W. H. Como construir o Data Warehouse. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
KIMBALL, Ralph. Data Warehouse Toolkit. Tradução Mônica Rosemberg; Revisão Técnica Ronal Stevis Cassiolato. São Paulo: Makron Books, 1998.
MYSQL COMMUNITY SERVER. Versão 5.6.21, 2014. Disponível em:
http://dev.mysql.com/downloads/mysql/. Acesso em: 19/05/2015.
MYSQL WORKBENCH. Versão 6.2.3, 2014. Disponível em: http://dev.mysql.com/downloads/workbench/.
Acesso em: 19/05/2015.
PENTAHO. Pentaho Open Source Business Intelligence. Versão 4.8.0.stable, 2014. Disponível em: http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/pentaho/Business%20Intelligence%20Server/4.8.0-stable/biserver-ce-4.8.0-stable.zip.
Acesso em: 19/05/2015.
PINHEIRO, C. A. R. Inteligência Analítica: Mineração de Dados e Descoberta do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ciência Moderna. 2008.
TETILA, E. C. Modelagem de dados com data warehouse e OLAP: um estudo de caso. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, vol. 2, n° 3, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.