Business intelligence em ambientes virtuais de aprendizagens

Autores/as

  • Everton Castelão Tetila Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Business Intelligence. Data Warehouse. OLAP.

Resumen

O presente artigo analisa as principais causas que influenciam a qualidade do Curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD, a partir de um projeto de Business Intelligente (BI). Um projeto de BI possibilita criar um ambiente analítico para que os dados gerados pelos processos operacionais possam ser utilizados de forma estratégica, tornando-se subsídio para o processo decisório. De tal modo, podemos reconhecer as necessidades e os desafios do curso de Licenciatura em Computação oferecido pela EaD/UFGD, assim como seus pontos fortes, tornando as ações estratégicas mais substanciais e eficientes.

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Biografía del autor/a

Everton Castelão Tetila, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2007). Atualmente é professor do magistério superior do curso de Sistemas de Informação e coordenador do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Também é professor formador e professor conteudista do curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos temas: Data mining, Data warehouse, ETL e OLAP.

Citas

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TETILA, E. C. Modelagem de dados com data warehouse e OLAP: um estudo de caso. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, vol. 2, n° 3, 2014.

Publicado

2016-03-01

Cómo citar

Tetila, E. C. (2016). Business intelligence em ambientes virtuais de aprendizagens. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 21–34. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/4084

Número

Sección

Artigos