A Cultura Digital no Ensino Médio e a BNCC: compreendendo limites e possiblidades
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19551Palavras-chave:
Cultura Digital, Ensino Médio, Base Nacional Comum CurricularResumo
O presente trabalho apresenta uma tentativa de compreender o conceito de Cultura Digital que desponta no cenário atual, considerando a educação e o Ensino Médio neste contexto, tendo como objetivo entender às intencionalidades apontadas na BNCC (2018) ao abordar à Cultura Digital. Para isso, utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório e análise documental, alicerçada pelo referencial teórico apoiado em Raymond Williams, Theodor Adorno, Frederic Jameson, Néstor García Canclini e Sandro Bortolazzo. A análise documental foi realizada a partir dos estudos de Cellard (2008) e permitiu compreender o termo cultura e sua difusão, convergendo para o que se intitula Cultura Digital na BNCC (2018) e de como esta é aborada na etapa do Ensino Médio. Contudo, demonstrou-se o esvaziamento de aprendizagem do termo e da condição utilitarista das Tecnologias Digitais em tempos de Cultura Digital.
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- 27-01-2025 (2)
- 27-01-2025 (1)
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