A Cultura Digital no Ensino Médio e a BNCC: compreendendo limites e possiblidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19551

Palavras-chave:

Cultura Digital, Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O presente trabalho apresenta uma tentativa de compreender o conceito de Cultura Digital que desponta no cenário atual, considerando a educação e o Ensino Médio neste contexto, tendo como objetivo entender às intencionalidades apontadas na BNCC (2018) ao abordar à Cultura Digital. Para isso, utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório e análise documental, alicerçada pelo referencial teórico apoiado em Raymond Williams, Theodor Adorno, Frederic Jameson, Néstor García Canclini e Sandro Bortolazzo. A análise documental foi realizada a partir dos estudos de Cellard (2008) e permitiu compreender o termo cultura e sua difusão, convergendo para o que se intitula Cultura Digital na BNCC (2018) e de como esta é aborada na etapa do Ensino Médio. Contudo, demonstrou-se o esvaziamento de aprendizagem do termo e da condição utilitarista das Tecnologias Digitais em tempos de Cultura Digital.

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Biografia do Autor

Tatiane Bedin , IFRS-Campus Porto Alegre

IFRS-Campus Porto Alegre

Josiane Carolina Soares Ramos Prokasko , IFRS-Campus Porto Alegre

IFRS-Campus Porto Alegre

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Publicado

27-01-2025 — Atualizado em 27-01-2025

Versões

Como Citar

Bedin , T., & Soares Ramos Prokasko , J. C. (2025). A Cultura Digital no Ensino Médio e a BNCC: compreendendo limites e possiblidades. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 225–240. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19551