Mobile learning platform for undergraduate medical students: a hands-on approach to infectious diseases education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18136

Palavras-chave:

Educação Médica, Aplicações Móveis, Infectologia

Resumo

A rápida progressão da tecnologia no setor de saúde influenciou de maneira significativa a educação médica de maneira positiva. A ampla adoção de recursos digitais, especialmente destacada durante a pandemia de Covid-19, estimulou o desenvolvimento de meios inovadores para fornecer educação por meio de plataformas digitais, atendendo tanto à aprendizagem híbrida quanto à distância. Este estudo teve como objetivo criar uma plataforma móvel de apoio educacional especialmente projetada para a educação médica de graduação em Doenças Infecciosas. Foi realizada uma avaliação da aplicabilidade da plataforma, usabilidade, impacto na facilitação educacional e satisfação do usuário. Utilizando uma abordagem quantitativa, experimental e descritiva, 42 estudantes de medicina do quarto semestre da Universidade Christus Center (Unichristus) participaram da avaliação da eficácia da plataforma por meio de questionários, especialmente avaliando sua influência em vários cenários educacionais e níveis de satisfação do usuário. A Escala de Usabilidade do Sistema (SUS) foi aplicada para medir a eficácia, resultando em uma pontuação SUS de 84,64 com um desvio padrão de 13,8. A análise estatística, especificamente uma correlação de Spearman significativa (p <0,05), destacou a eficácia da plataforma. Em resumo, a plataforma móvel dedicada a Doenças Infecciosas apresentou aceitabilidade louvável e atributos amigáveis ao usuário, apresentando-se como uma alternativa viável e eficaz na educação médica de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseanne Rodrigues Martins Magalhães, Unichristus

Docente da Unichristus

Melissa Soares Medeiros, Unichristus

Docente da Unichristus

Downloads

Publicado

08-03-2024 — Atualizado em 09-04-2024

Versões

Como Citar

Magalhães, R. R. M., & Medeiros, M. S. (2024). Mobile learning platform for undergraduate medical students: a hands-on approach to infectious diseases education. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(15), 198–208. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18136 (Original work published 8º de março de 2024)