A Educação à distância: contribuindo para os processos educacionais
Palavras-chave:
EAD. Educação. Aprendizagem.Resumo
A Educação a Distância é uma realidade que não podemos subestimá-la. Trata-se de um ensino baseado nas diferentes estruturas que envolvem hoje a Educação em sua forma essencial, ou seja, na concepção de um aprendizado mais individual e capacitado para enfrentar o processo Acadêmico dentro de normas e princípios básicos que venham oferecer ao aluno uma condição de auto aprendizagem inseridos dentro de uma conduta disciplinar. Diante de um processo educacional que o país contemplou, a AED se apresenta como uma proposta educacional condizente com a realidade que vivemos, sendo mais utilizada na medida em que as tecnologias avançam e a sociedade se volta na busca de soluções diante das necessidades dos tempos atuais.Downloads
Referências
ALVES, Lucineia. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no
mundo. Revista RBAAD. Volume 10. p. 83-92, 2011. Disponível em:
http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artig
o_07.pdf. Acesso em: 25 mar. 2014.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia –
Geral e Brasil. 3. ed.. São Paulo: Moderna, 2008.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 5a. ed. São Paulo: Autores
Associados, 2009.
BRIZA, Lucita. Anísio Teixeira foi um dos idealizadores do movimento Escola Nova nos anos 30. Disponível em:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/anisio-teixeira306977.shtml. Acesso em: 15 set. 2013.
CARBONARI, Antonio Netto. A Anhanguera e os processos de aprendizagem e ensino. São Paulo: ICDEP-Anhanguera, 2012.
CHIARELLI, Carlos Alberto. A Educação sem Crise. Disponível
em:http://www.nota10.com.br/artigo-detalhe/_A-educacao-sem-crise.
Acesso em: 12 set. 2013.
CUNHA, Marcos Vinícius da. John Dewey e o pensamento educacional
brasileiro: a centralidade da noção de movimento. Disponível em: Revista
Brasileira de Educação, no. 17, p.86-99, Agosto, 2001.
Blog Brasileiro de Educação a Distância. Legislação. Disponível em:
http://www.educacaoadistancia.blog.br/legislacao/. Acesso em: 13 set.
_________________. Um milhão de alunos à distância. Disponível em:
http://www.educacaoadistancia.blog.br/um-milhao-de-alunos-adistancia-mec/. Acesso em: 13 set. 2013.
FILHO, Lourenço. Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e
diretrizes da pedagogia contemporânea. Capítulo I (pp.17 a 33), VI (pp.141 a 154) e VII (pp.155 a 178), da 12ª edição. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
FREIRE, Anderson; ROLIM, Cledja e BESSA, Wladia. Criação de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem usando a plataforma Opensimulator. Disponível em:
http://connepi.ifal.edu.br/ocs/anais/conteudo/anais/files/conferences/
/schedConfs/1/papers/684/public/684-4951-1-PB.pdf. Acesso em: 26
mar. 2014.
FREIRE, Paulo. A concepção “bancária” da educação como instrumento da
opressão. Seus pressupostos, sua crítica. In: FREIRE, P. Pedagogia do
Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GATTI, Bernadete A. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. EccoS Rev. Cient., UNINOVE, São Paulo: (1): 63-79.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza
Seabra. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. São Paulo:
Cortez, 2010.
MARTINS, Andréia. Maioria dos alunos de EAD é mulher, tem até 30 anos e trabalha. Disponível em:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/10/10/mulheres-com-ate-30-
anos-e-que-trabalham-sao-maioria-dos-estudantes-de-ead.htm. Acesso em: 26 mar. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0