Texto visual na educação infantil: contribuições para construção do conhecimento da criança
Palavras-chave:
Imagem. Leitura de mundo. Constituição dos saberes.Resumo
Neste texto, colocamos em discussão a utilização do texto visual, no contexto da Educação Infantil, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da leitura de mundo da criança e, conseguintemente, para a construção do seu repertório de conhecimentos. Decorrente deste, refletimos sobre: a) a modificação no conceito de texto e seus reflexos no trabalho pedagógico com a leitura; b) as experiências vivenciadas na Oficina O Texto Visual na Creche: um passeio pelas pinturas de Tarsila do AmaralDownloads
Referências
ALBUQUERQUE, E. B. C.. Conceituando alfabetização e letramento. In:
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Alfabetização e letramento:
conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
_____. Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino da língua portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.; FERREIRA, A. T. B.. As
práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? Revista
Brasileira de Educação, v. 13, p. 252-264, 2008.
ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Avaliação e alfabetização. In:
MARCURSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. Práticas de leitura no Ensino
Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BUNZEN, C.. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de
produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.
(Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo:
Parábola, 2006, v. 01, p. 139-162.
COSTA VAL, M. G. F.. Texto, textualidade e textualização. Pedagogia
Cidadã - Cadernos de Formação Língua Portuguesa, UNESP - São Paulo, v. 1, p. 113-124, 2004.
CUNHA, G. F.; SILVA JUNIOR, J. A.. O LIVRO DE IMAGEM NA
EDUCAÇÃO INFANTIL: um recurso favorável para despertar o desejo
para a leitura. UNI, v. 2, p. 123, 2012.
DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A.. Construindo a Primeira Infância: o
que achamos que isto seja? In: DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A..
Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas.
Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FERES, B. S.. Estratégias de leitura, compreensão e interpretação de textos na escola. In: Anais do VI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Rio de Janeiro/ RJ, CiFEFil, 2002.
GOMES, A. R.; SILVA, N. O.. Fotografia: o transversal e a educação. In:
Anais do IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem, Londrina – PR, 2013.
_____. Falando em Imagens: o processo de produção de sentido sócio-pedagógico do texto imagético-verbal em atividades de ensino de língua portuguesa. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2004a.
_____. Imagem, verbo e sentido. Portal Antenor Xpg. Com. Artigo de
Opinião Publicado em Endereço Eletrônico, 2002b. Disponível em:
http://antenor.xpg.uol.com.br/artigos/9.htm. Acesso em: 17 mar. 2014.
KLEIMAN, B.. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M.. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KRAMER, S.. A política do pré-escolar escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Ed. Cortez. 2003.
LUNA, T. S.. A pluralidade de vozes em aulas e artigos científicos. Ao Pé
da Letra (UFPE), v. 4, 2002.
MARTINS, M. H.. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.
MORAES, A. S.. Pôster acadêmico: um evento multimodal. Ao Pé da Letra
(UFPE. Impresso), v. 09, p. 1, 2007.
MORAES, A. S; DIONÍSIO, A. P.. O entorno dos pôsteres acadêmicos. In:
Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UFPE, Recife, 2009.
OLIVEIRA, M. L. R.. A Inferência de Intenções na Interação Autor-Leitor.
Dissertação de Mestrado em Linguística - Universidade Federal de
Pernambuco – UFPE, 1987.
PIETRI, E.. Ensino da escrita na escola: processos e rupturas. Cadernos de Educação (FaE/ PPGE/ UFPel), Pelotas, v. 37, p. 133-160, 2010.
SAMPAIO, M. L. P.; DE BRITO, F. F. V.. Gênero digital: a
multimodalidade ressignificando o ler/escrever. Signo, v. 38, n. 64, p. 293- 309, 2013.
SANTOS, C. F.. O ensino da leitura e a formação em serviço do professor.
Teias, Rio de Janeiro, ano 3, v. 05, n. jan/jun, p. 29-34, 2002a.
_____. A Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de
Língua Portuguesa. Educação Temática Digital - ETD, Campinas, SP, vol.3, nº. 2, p.27-37, jun. 2002b.
SANTOS, S.. Texto Visual: uma nova concepção de leitura. Pesquisas em
Discurso Pedagógico, v. 10, n.º 1, p. 1-14, 2011.
SARGENTINI, V.; RIBEIRO, J. ; SOUZA, P. R.. Materialidades discursivas
no ensino de língua portuguesa: a pesquisa com novas linguagens. Linha
D'Água, v. 25, n. 2, 2012.
SILVA, E. J.; LUNA, T. S.; FRAGA, R. M. N.. A construção do letramento
durante as aulas de Língua Portuguesa: o trabalho com diferentes gêneros textuais em sala de aula. In: Anais da XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, Recife, 2013.
SILVA, S. P.. Pedagogia da Leitura: o que mudou nos últimos trinta anos?. Querubim, v. n.º 21, p. 130-137, 2013a.
_____. Concepções de Linguagem e Fazer Docente: um olhar sobre as
práticas pedagógicas do ensino da leitura. Urutágua, v. n.º 28, p. 39-53,
b.
SILVA, S. P.; LUNA, T. S.. Da decodificação à construção de sentido:
concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua
portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de
Pernambuco (1979-2012). Olh@res, v. 1, n. 2, p. 365-388, 2013a.
_____. Da decodificação ao sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de
educação do estado de Pernambuco (1979-2012). In: Anais do XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2013, Recife - PE, 2013b.
SILVA, S. P. et al.. Francisca Julia e a Inserção da Mulher no Campo
Literário: um Intermédio entre o Parnasianismo e o Simbolismo. Raído, v.
, n. 10, p. 405-427, 2012a.
SILVA, S. P. et al.. Mudanças Didáticas no Ensino da Leitura: uma análise
das habilidades de leituras requeridas pelo Prova Brasil e pelo Saeb no
Ensino Fundamental/ Médio. Travessias, v. 6, p. 01-31, 2012b.
SOARES, M.. A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo.
Ozarfaxinars, n.º 16, Matosinhos, 2010.
SOUZA, K. M.; REZENDE, L. A.. Espaço de convivência: um elemento
para o incentivo à leitura e ampliação da visão de mundo. In: Anais do 16º COLE Congresso Nacional de Leitura, Campinas: UNICAMP/ALB, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0