Blogs para adolescentes e a articulação dos PCNs na produção escrileitora do Ensino Médio
Palavras-chave:
Discurso. Escrileitura. Ensino médio.Resumo
Os novos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica no Brasil (PCNs) propõem a reformulação curricular do Ensino Médio em áreas temáticas que englobam competências e habilidades. Dentro desse aspecto o objeito deste artigo é verificar os efeitos de sentido nos discursos postados no Blog do Folhateen http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/ para refletir se as práticas escrileitoras, empreendidas nesse suporte, podem contemplar os objetivos básicos dos PCNs da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Questiona-se a utilização de blogs midiáticos por estudantes do ensino médio como articuladores para a aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa. É possível verificar que os blogs propiciam a escrita de si e a manifestação de poderes e saberes. Eles colocam o estudante-adolescente diante da articulação de temas transversais diversos que promovem a interdisciplinaridade. Salienta-se a necessidade do apoio do professor para que num emaranhado de vozes discursivas o aluno não promova a dispersão, a deriva e a paráfrase, mas a interpretação e “novos” gestos de leitura e a polissemia. O arcabouço teórico é composto pelos autores Foucault, Pêcheux, Orlandi e Coracini.Downloads
Referências
BLOG DO FOLHATEEN. Disponível em <http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/>. Acesso em: 13 fev. 2013.
CORACINI, M. J. Os blogs escolares e a escrita de si: entre a redação escolar e os diários virtuais. In: CORACINI, M. J; UYENO, E. Y; MASCIA, M.A.A. (orgs). Da letra ao píxel e do píxel à letra: uma análise discursiva do e sore o virtual. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
FOUCAULT, M. O que é um autor? 6 ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.
_______. A ordem do discurso. 20 ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2010.
MEC. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/
linguagens02.pdf>. Acesso em 13 fev. 2013.
MOMESSO, M. R. A leitura no século XXI: discursos e representações. In:
Ana Cristina Carmelino; Juscelino Pernambuco; Luiz Antônio Ferreira.
(Org.). Nos caminhos do texto: atos de leitura. 2 ed. Franca, SP: Editora da Unifran, 2007, v. 1, p. 147-168.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
_______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8 ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0