Blogs para adolescentes e a articulação dos PCNs na produção escrileitora do Ensino Médio

Autores

  • Danilo Vizibeli UNIFRAN
  • Maria Regina Momesso UNIFRAN

Palavras-chave:

Discurso. Escrileitura. Ensino médio.

Resumo

Os novos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica no Brasil (PCNs) propõem a reformulação curricular do Ensino Médio em áreas temáticas que englobam competências e habilidades. Dentro desse aspecto o objeito deste artigo é verificar os efeitos de sentido nos discursos postados no Blog do Folhateen http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/ para refletir se as práticas escrileitoras, empreendidas nesse suporte, podem contemplar os objetivos básicos dos PCNs da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Questiona-se a utilização de blogs midiáticos por estudantes do ensino médio como articuladores para a aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa. É possível verificar que os blogs propiciam a escrita de si e a manifestação de poderes e saberes. Eles colocam o estudante-adolescente diante da articulação de temas transversais diversos que promovem a interdisciplinaridade. Salienta-se a necessidade do apoio do professor para que num emaranhado de vozes discursivas o aluno não promova a dispersão, a deriva e a paráfrase, mas a interpretação e “novos” gestos de leitura e a polissemia. O arcabouço teórico é composto pelos autores Foucault, Pêcheux, Orlandi e Coracini.

Downloads

Biografia do Autor

Danilo Vizibeli, UNIFRAN

Mestre em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Bacharel em Comunicação Social Jornalismo pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG)

Maria Regina Momesso, UNIFRAN

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAr - UNESP - Araraquara.

Referências

BLOG DO FOLHATEEN. Disponível em <http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/>. Acesso em: 13 fev. 2013.

CORACINI, M. J. Os blogs escolares e a escrita de si: entre a redação escolar e os diários virtuais. In: CORACINI, M. J; UYENO, E. Y; MASCIA, M.A.A. (orgs). Da letra ao píxel e do píxel à letra: uma análise discursiva do e sore o virtual. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

FOUCAULT, M. O que é um autor? 6 ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.

_______. A ordem do discurso. 20 ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2010.

MEC. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/

linguagens02.pdf>. Acesso em 13 fev. 2013.

MOMESSO, M. R. A leitura no século XXI: discursos e representações. In:

Ana Cristina Carmelino; Juscelino Pernambuco; Luiz Antônio Ferreira.

(Org.). Nos caminhos do texto: atos de leitura. 2 ed. Franca, SP: Editora da Unifran, 2007, v. 1, p. 147-168.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

_______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8 ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Vizibeli, D., & Momesso, M. R. (2014). Blogs para adolescentes e a articulação dos PCNs na produção escrileitora do Ensino Médio. ARREDIA, 2(3), 1–19. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/arredia/article/view/2954

Edição

Seção

Artigos