Diálogos entre discursos oficiais e dos periódicos acadêmico-científicos: as práticas sociais de escrita, de produção e de circulação do conhecimento

Autores/as

  • Ângela Francine Fuza

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6746

Palabras clave:

Diálogo. Discurso oficial. Periódicos acadêmico-científicos.

Resumen

Periódicos científicos brasileiros das diferentes áreas do conhecimento – Sociais, Linguística, Letras e Artes, exatas, Saúde, Engenharias e Humanas – foram analisados a fim de verificar os diálogos estabelecidos entre eles e documentos oficiais envolvidos na prática da produção científica no país. O estudo caracteriza-se como qualitativo-interpretativo, com procedimentos investigativos de base documental, segundo os princípios teóricos dos Letramentos Acadêmicos. Os levantamentos dos dados de cada periódico resumiram-se em histórico, comissão editorial, apoios e indexadores e foram colocados em diálogo com as características dos discursos oficiais. Os resultados evidenciam que os periódicos analisados dialogam e respondem aos discursos oficiais e das agências de pesquisa em proporções variadas, sendo bastante evidente a resposta das revistas aos discursos das agências de fomento à pesquisa e de regulamentação de atividades científicas, em função de seu caráter deliberativo e delimitado. O fato de haver esse diálogo evidencia as relações de poder existentes nas práticas sociais de escrita, de produção e de circulação do conhecimento, indicando que a utilização da linguagem envolve diferentes instâncias e se dá realmente em um elo discursivo contínuo.

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Publicado

2017-08-18

Cómo citar

Fuza, Ângela F. (2017). Diálogos entre discursos oficiais e dos periódicos acadêmico-científicos: as práticas sociais de escrita, de produção e de circulação do conhecimento. Raído, 11(27), 42–65. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6746

Número

Sección

PARTE I - CONFIGURACIONES DE LA ESCRITA ACADÉMICA