Bilinguismo político – questões de educação bilíngue intercultural

Autores/as

  • Caroline Pereira de Oliveira UNICAMP

Palabras clave:

Bilinguismo. Educação bilíngue intercultural. Formação de professores indígenas.

Resumen

A proposta de educação bilíngue intercultural no Brasil visa salvaguardar práticas socioculturais e a língua materna dos povos indígenas brasileiros (Brasil, 1996), em razão disso, a formação de professores indígenas se faz necessária e imprescindível. Neste trabalho, discutimos práticas pedagógicas bilíngues interculturais de uma professora Karajá, residente na Ilha do Bananal – TO, do ponto de vista de ações educativas pertinentes para a construção e viabilização de uma educação pautada na interculturalidade e na transdisciplinaridade vivenciada pelos Karajá.

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Biografía del autor/a

Caroline Pereira de Oliveira, UNICAMP

Ex-professora substituta da UFG (Universidade Federal de Goiás) de Línguas Indígenas e Bilinguismo, Faculdade de Letras / Licenciatura Indígena. Doutoranda em Linguística IEL/UNICAMP.

Publicado

2013-07-05

Cómo citar

Oliveira, C. P. de. (2013). Bilinguismo político – questões de educação bilíngue intercultural. Raído, 7(13), 125–137. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/2053

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS