She was... Anacaona, The Golden Flower Queen / Ella era… Anacaona, La Reina Flor de Oro (2020), De Viviana S. Torres: Desafios e possibilidades para a formação de leitoras e escritoras decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19796Palavras-chave:
Colonização; Leitor literário decolonial; Decolonialidade; Autoria feminina; Povos Indígenas.Resumo
Os povos indígenas, no processo de implementação e manutenção da colonização europeia na América Latina, foram relegados à subalternidade. Ainda hoje, embora tenhamos o reconhecimento dessas populações e de sua História, persiste o ocultamento e a desvalorização de sua cultura como um todo. No entanto, a Literatura pode confrontar essa marginalização ao oportunizar o contato com outras perspectivas do passado colonial, permitindo que o leitor “escute” as vozes antes silenciadas e tenha acesso a episódios distorcidos historicamente. Nessa perspectiva, analisamos a obra She was... Anacaona, the golden flower queen / Ella era... Anacaona, la reina flor de oro (2020), de Viviana S. Torres. Demonstramos, aqui, como uma narrativa bilíngue, escrita por uma autora de apenas 10 anos, desafia paradigmas eurocêntricos ao recuperar a memória de Anacaona – líder taína símbolo de enfrentamento à colonização espanhola dos séculos XV e XVI. Nossa análise evidencia a leitura e a escrita como instrumentos de resistência frente à colonialidade que hoje vivemos. Com base em Lugones (2008; 2014), Fleck (2017; 2023; 2024), Santos (2023), Becher e Fleck (2024), entre outros, discutimos como as narrativas híbridas de História e ficção infantis e juvenis podem contribuir para a formação de leitoras e escritoras decoloniais na América Latina.
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