Linguagem, afetividades e interações em sala de aula

Authors

  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Keywords:

Linguagem. Afetividades. Interações. Ensino.

Abstract

Neste artigo, analiso interações verbais de professores e alunos do Fundamental para construir uma reflexão acerca da constituição e funcionamento do discurso emoção nas interações em sala de aula. Defino como discurso de emoção as situações em que um dos interlocutores faz relatos dos estados afetivos visando responder a uma ação do praticada pelo outro. A base teórica deste estudo é derivada das concepções de sujeito e linguagem defendidas por Bakhtin (1976; 2003) e dos estudos desenvolvidos por Plantin (2003) sobre as emoções na linguagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Prof. Adjunto. Lotado no Ciclo Comum dos Cursos de Licenciaturas da UFTM. Área: Letras/Lingüística. Linha de Pesquisa: Teoria e Análise Lingüística.

Published

2010-03-01

How to Cite

Barbosa, M. V. (2010). Linguagem, afetividades e interações em sala de aula. Raído, 3(6), 127–144. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/436

Issue

Section

LITERATURE AND CULTURAL PRACTICES