Linguagem, afetividades e interações em sala de aula

Autores/as

  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Palabras clave:

Linguagem. Afetividades. Interações. Ensino.

Resumen

Neste artigo, analiso interações verbais de professores e alunos do Fundamental para construir uma reflexão acerca da constituição e funcionamento do discurso emoção nas interações em sala de aula. Defino como discurso de emoção as situações em que um dos interlocutores faz relatos dos estados afetivos visando responder a uma ação do praticada pelo outro. A base teórica deste estudo é derivada das concepções de sujeito e linguagem defendidas por Bakhtin (1976; 2003) e dos estudos desenvolvidos por Plantin (2003) sobre as emoções na linguagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Prof. Adjunto. Lotado no Ciclo Comum dos Cursos de Licenciaturas da UFTM. Área: Letras/Lingüística. Linha de Pesquisa: Teoria e Análise Lingüística.

Publicado

2010-03-01

Cómo citar

Barbosa, M. V. (2010). Linguagem, afetividades e interações em sala de aula. Raído, 3(6), 127–144. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/436

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS