Nostorquato: um autor e um personagem n'Os Últimos Dias de Paupéria
an author and a character in Os Últimos Dias de Paupéria
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15932Palavras-chave:
Literatura brasileira, Cinema Brasileiro, Ditadura civil-militarResumo
Este artigo investiga a hipótese de que foi a partir do lançamento da segunda edição do livro Os Últimos Dias de Paupéria, de Torquato Neto, em 1982, que a imagem deste autor se tornou indissociável do vampiro que interpretou no filme Nosferato no Brasil, de Ivan Cardoso. Levando-se em consideração o momento da história do país na qual esta edição foi lançada, ou seja, o período de abertura da ditadura civil-militar, realiza-se uma análise da forma como o filme é representado e referenciado neste livro.
Downloads
Referências
BARRETO, M. Com o Olho em Punho: O cinema superoitista de Torquato Neto. 2017, 137 f. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som). Mestrado em Imagem e Som – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
CÁMARA, M. Corpos Pagãos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
CARDOSO, I. Ivan Cardoso: o mestre do terrir. São Paulo: Ed. Imprensa oficial, 2008.
COHEN, J. J. Monster Theory: Reading Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.
HOLLANDA, H. B. de (org). 26 Poetas Hoje. 6a ed. Rio de Janeiro: Ed. Aeroplano, 2007.
MORAES, M. Livros, Filmes: a vida. Correio Braziliense, Brasília, 1 de fev. 1983, p. 26
NETO, T. Os Últimos Dias de Paupéria. Rio de Janeiro: Eldorado, 1973.
NETO, T. Os Últimos Dias de Paupéria: do lado de dentro. São Paulo: Max Limonad, 1982.
OITICICA, H. Lamber o fio da Gilete. In: SALOMÃO, W.; NETO, T. (orgs.). Navilouca. Rio de Janeiro: Edições Gernasa, 1974.
RAMOS, F. Cinema Marginal (1968/1973): A representação em seu limite. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.
REIS, D. A. Ditadura, Anistia e Reconciliação. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 23, n. 45, p. 171-186, 2010.
SILVA, F. C. T. Crise da ditadura militar e o processo de abertura política no Brasil. In: FERREIRA; DELGADO (org.). O Brasil Republicano: o tempo da ditadura. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2012. 5ª edição.
SALOMÃO, W. Cave, canem, cuidado com o cão. Folha de São Paulo. São Paulo, 11 de nov. 1995. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/11/05/mais!/29.html
FILMOGRAFIA DO CORPUS
A MARCA do terrir. Direção: Ivan Cardoso. Rio de Janeiro: 2005, 80 min. Som, cor
NOSFERATO no Brasil. Direção: Ivan Cardoso. Rio de Janeiro: 1971, 26 min, som, cor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.