Água: imagem-presença de uma ausência anunciada
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15843Palavras-chave:
Água, Imagem-Presença, Ausência, Linguagem, CinemaResumo
Este estudo tem por objetivo conduzir um diálogo histórico-cultural-estético sobre a água como imagem recorrente, seja em termos documentais ou ficcionais, seja como imagem existencial a partir de três audiovisuais. “Em 1906, Pablo Valencia ousou realizar a viagem do México à Califórnia em busca de ouro. Sobreviveu sem água durante uma semana”. Assim começa a história da presença de uma ausência em Ouro Azul (2008). Na catástrofe do fim, a imagem das águas domina a cena em 2012 (2009). No vácuo do cotidiano, surge o mergulho no inconsciente em A forma da água (2018). Linguagem e presença/ausência, sob a ótica dos seis amálgamas de Hans Ulrich Gumbrecht, conduzem a análise de valorações da água no cinema.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Emsantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BENTIVOGLIO, J. A história conceitual de Reinhart Koselleck. Dimensões, v. 24, p. 114-135, 2010.
GUMBRECHT, H. U. Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. Trad. Ana Isabel Soares. São Paulo: UNESP, 2015.
HEIDEGGER, M. A caminho da linguagem. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2003
KANT, I. Critica da faculdade de julgar. Trad. Fernando Costa Mattos. Petropolis: Vozes, 2016.
PONGE, F. O Partido das Coisas. Org. Ignacio Antonio Neis e Michel Peterson. São Paulo: Iluminuras, 2000.
SILVA, A. A. As Noções de Stimmung em uma Série Histórica: entre Disposição e Atmosfera. Trans/Form/Ação, v. 39, n. SPE p. 53-74, 2016.
FILMOGRAFIA DO CORPUS
A FORMA da água (The shape of water). Guillermo del Toro, 2017; 123´; drama, fantasia, romance; Searchlight Pictures; DDY; USA
(2012). Roland Emmerich, 2009; 158´; ficção científica, suspense, ação; Sony Pictures, USA.
OURO Azul: Guerra Mundial pela Água. (Blue Gold: World Water Wars). Sam Bozzo, 2008. 90´; documentário; Purple Turtle Films; Canadá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.