Para um estudo da imagem cinematográfica no romance A condição humana, de André Malraux
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15902Palavras-chave:
mise en scène, decupagem, Literatura, Cinema, André Malraux, A condição humanaResumo
Este artigo tem por objetivo investigar as técnicas cinematográficas presentes no romance A Condição Humana (1933), de André Malraux. Partimos de uma discussão sobre os vínculos entre literatura e cinema para, em seguida, analisar como o estilo ficcional recria verbalmente procedimentos dos filmes contemporâneos ao autor. Os parâmetros levados em conta, decupagem e mise en scène, referem-se, respectivamente, ao agenciamento fragmentário dos pontos de vista e às estratégias de iluminação dos cenários. Por meio desses procedimentos, Malraux constrói uma obra de inequívoca riqueza visual, atenta às novidades estéticas propostas pela arte narrativa mais popular do século XX.
Downloads
Referências
ALBERA, F. De Sierra de Teruel à Espoir. 1895. Mille huit cent quatre-vingt-quinze, v. 76, p. 130-136, junho/2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/1895/5019. Acesso em: 24/10/2021.
ALBERA, F.; MOREL, J-P. Esquisse d’une psychologie du cinéma. 1895. Mille huitcent quatre-vingt-quinze, v. 76, p. 136-154, junho/2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/1895/5020. Acesso em: 24/10/2021.
AUMONT, J; MARIE, M. Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2003.
BARROSO, I. Prefácio. In: MALRAUX, André. A Condição Humana. Tradução de Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BORDWELL, D. Sobre a história do estilo cinematográfico. Tradução de Luís Carlos Borges. Campinas: Editora Unicamp, 2013.
BORDWELL, D; THOMPSON, K. A arte do cinema. Tradução de Roberta Gregoli. Campinas: Editora Unicamp, 2018.
CLÉDER, J. Entre littérature et cinéma : les affinités ellectives. Paris: Armand Colin, 2012.
CUNHA, J. M. dos S. A lição aproveitada: modernismo e cinema em Mário de Andrade. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2011.
DOUDET, S. Genre et registre: vers une nouvelle conception du roman. In: MALRAUX,
André. La Condition Humaine. Paris: Folio, 2010. E-book. Disponível em: https://b-ok.lat/book/4481938/fd8533. Acesso em: 24/10/2021.
JEANNELLE, J. L. André Malraux, le fantôme du cinéma. Présence d’André Malraux, n° 14, 2017, p. 82-103. Disponível em: www.jstor.org/stable/44947125. Acesso em: 24/10/2021.
LACOUTURE, J. André Malraux, une vie dans le siècle. Paris: Seuil, 1973.
MAGNY, C. E. L’âge du roman américain. Paris: Éditions du Seuil, 1948.
MALRAUX, A. A Condição Humana. Tradução de Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Record, 1998.
MALRAUX, A. La Condition Humaine. Paris: Gallimard, 1946.
MALRAUX, A. L’Espoir. Paris: Gallimard, 1972.
MEYER, A. La Condition Humaine d’André Malraux. Paris: Gallimard, 1991.
OLIVEIRA Jr., L. C. G. de. A mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo. São Paulo: Papirus, 2013.
PINHEIRO, M. E. de S. C. Literatura e Pintura: André Malraux e Goya. Revista Eletrônica de Estudos Literários, Vitória, a. 2, n. 2, p.1-21, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/index.php/reel/article/view/3436. Acccesso em: 24/10/2021
POLAKOVIČOVÁ, D. Esthétique et techniques du cinéma expressionniste dans La Condition humaine d’André Malraux. 2008. 36 f. Dissertação de mestrado-Masarykova univerzita, Filozofická fakulta, 2008.
SILVA, E. R. da. As (Não) Fronteiras Espácio-Temporais em ‘L’Espoir’ de André Malraux. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1978
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.