Para um estudo da imagem cinematográfica no romance A condição humana, de André Malraux

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15902

Palavras-chave:

mise en scène, decupagem, Literatura, Cinema, André Malraux, A condição humana

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar as técnicas cinematográficas presentes no romance A Condição Humana (1933), de André Malraux. Partimos de uma discussão sobre os vínculos entre literatura e cinema para, em seguida, analisar como o estilo ficcional recria verbalmente procedimentos dos filmes contemporâneos ao autor. Os parâmetros levados em conta, decupagem e mise en scène, referem-se, respectivamente, ao agenciamento fragmentário dos pontos de vista e às estratégias de iluminação dos cenários. Por meio desses procedimentos, Malraux constrói uma obra de inequívoca riqueza visual, atenta às novidades estéticas propostas pela arte narrativa mais popular do século XX.

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Publicado

15.12.2022

Como Citar

Gesso, G. A., & Almeida, A. B. de. (2022). Para um estudo da imagem cinematográfica no romance A condição humana, de André Malraux. Raído, 16(41), 196–213. https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15902

Edição

Seção

Cinema e Literatura: práticas poéticas