As mulheres americanas da década de 1960: uma análise do filme Histórias cruzadas, de Tate Taylor
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15855Palavras-chave:
Mulheres, Raça, Estados Unidos, Histórias cruzadasResumo
Dirigido por Tate Taylor em 2011, Histórias Cruzadas se passa nos Estados Unidos na década de 1960 e retrata a condição opressora das empregadas domésticas negras. Partindo do princípio de que a questão do racismo nos Estados Unidos faz com que as mulheres negras sejam vistas como "menos mulheres" do que outras na sociedade (DAVIS, 1981), esta pesquisa tem como objetivo analisar as questões de gênero e raça nas personagens femininas do filme, as trabalhadoras domésticas e suas chefes, e as diferenças econômicas e sociais entre mulheres brancas e negras nos Estados Unidos na década de 1960. No decorrer da pesquisa, serão feitas análises do trabalho cinematográfico a fim de compreender como o racismo existia no contexto retratado e como ele influenciou as questões de trabalho das mulheres negras.
Downloads
Referências
ADICHIE, C. N. Dear Ijeawele, or a Feminist Manifesto in Fifteen Suggestions. Harper Collins: London, 2017.
ALEXANDER, M. The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness. New York: The New Press, 2010.
BROWN, A .C. Upon This Rock: The Black Church, Nonviolence, and the Civil Rights Movement. Available at: https://www.jstor.org/stable/420886. Access on Jan 4, 2020. p. 168-174.
DAVIS, A. Women, Race and Class. New York: Random House, 1981.
GRAHAN, A. “We Ain’t Doing Civil Rights”: The Life and Time of a Genre, as Told in The Help. In: Southern Cultures. University of North Carolina Press, 2014, p. 51-64.
HOOKS, B. Ain’t I a woman: Black women and feminism. New York: South End Press, 1981.
JONES, S. W. The Divided Reception of The Help. In: Southern Cultures. University of North Carolina Press, 2014, p. 7-25.
MURPHY, M. K.; HARRIS, T. M. White Innocence and Black Subservience: The Rhetoric of White Heroism in The Help. In: Howard Journal of Communications. Routledge: Georgia, 2017. Vol 29, p. 49 - 62.
RIBEIRO, D. O que é Lugar de Fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
SPIVAK, G. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
STEWART, A. J.; SETTLES, I. H.; WINTER, N. J. G. Women and the Social Movements of the 1960s: Activists, Engaged Observers, and Nonparticipants. In: ______. Political psychology. University of Michigan, 1998. p. 63-94.
SANTOS, T. S. “Deus não liga para cor quando resolve mandar um tornado”: raça e gênero em Histórias Cruzadas (2012). 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
XAVIER, I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
FILMOGRAFIA DO CORPUS
THE Help. Direction: Tate Taylor, Production: Chris Columbus, Michael Barnathan, Michael Radcliffe. 2011. (146 min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.